DIRETO NO MAPA - Eventos globais relatados pelos colaboradores

Cheias de rios do AM e PA deixam cidades em emergência
19/05/2011 10:48 - Enviado por Maria Clara Machado

As cheias de rios dos Estados do Amazonas e do Pará já atingiram diversos municípios, que enfrentam graves problemas. Esta semana mais três municípios do Alto Solimões, no oeste do Amazonas, Tabatinga, Atalaia do Norte e Benjamim Constant, decretaram situação de emergência com a elevação do Rio Solimões. Segundo a Defesa Civil, quatro mil famílias foram afetadas pela enchente. No total, nove mil pessoas já foram atingidas pelas cheias de afluentes do Solimões desde o começo do ano.

Além de transbordamento de rios, as fortes chuvas têm provocado alagamentos e deslizamentos de terra. Na última terça-feira, um deslizamento em Itaituba, no oeste do Pará deixou pelo menos 4 mortos e 11 feridos. A cidade fica às margens do Rio Tapajós e também decretou emergência.

O Instituto Nacional de Meteorologia, Inmet, emitiu hoje novo aviso meteorológico para a ocorrência de chuva moderada a forte, com trovoadas e rajadas de vento no Estado do Pará.

Ontem, a região do Alto Solimões registrou menos chuva. O município de Benjamim Constant acumulou apenas 5 milímetros. O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) observa uma queda no nível da água na estação de Tabatinga. A cota de emergência é de 13,10m e na segunda-feira o nível do Rio Solimões na região estava em 12,09m.

Aguarde... Carregando o Mapa

Importante
As informações publicadas são de responsabilidade dos
colaboradores, assim como erros gramaticais, de acentuação ou pontuação.

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2017
Política de Privacidade