Siga-nos
Quinta-feira, 18 jun 2020 - 10h44
Por Maria Clara Machado

Alerta de Tsunami para Nova Zelândia

Um terremoto muito forte de magnitude 7.1 foi registrado ao sul das Ilhas Kermadec, na Nova Zelândia, a 10 quilômetros de profundidade, às 12:49 UTC. O tremor foi reportado inicialmente com 7.4 magnitudes, mas depois revisado e validado pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).

Localização revisada do epicentro do tremor de 7.1 magnitudes que ocorreu ao sul das Ilhas Kermandec, na Nova Zelândia nesta quinta-feira. Crédito: Google maps.
Localização revisada do epicentro do tremor de 7.1 magnitudes que ocorreu ao sul das Ilhas Kermandec, na Nova Zelândia nesta quinta-feira. Crédito: Google maps.

A região fica ao nordeste de Auckland, norte da Nova Zelândia. Eventos desta intensidade e profundidade podem provocar alerta e formação de tsunamis.

As informações preliminares do Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico (PTWC) são de ameaça de tsunami na região. Segundo o PTWC, baseado nos dados e parâmetros do evento sísmico são possíveis perigosas ondas de tsunami ao longo da costa dentro de um raio de 300 quilômetros do epicentro do terremoto.

A recomendação é que moradores das áreas costeiras estejam atentos a qualquer alerta e instrução das autoridades locais.

O Centro de Alerta de Tsunami ressalta que o tempo para que ondas aconteçam pode variar de cinco minutos à uma hora, por isso o perigo pode persistir por várias horas após a onda inicial.

Altura de ondas prevista em área ao norte do epicentro: menor que 0,3 metros na costa de Fiji, Ilhas Kermadec, Nova Caledônia, Niue, Tonga e Vanuatu. A ameaça de tsunami será atualizada pelo PTWC com novas informações nas próximas horas.



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024