Siga-nos
Segunda-feira, 16 dez 2019 - 09h48
Por Maria Clara Machado

Arquipélago das Filipinas teve segundo abalo sísmico forte em dois meses

O terremoto de magnitude 6.8 que sacudiu as Filipinas neste domingo, dia 15, foi o segundo mais forte, depois do abalo de 6.6 registrado em outubro. Dezenas de réplicas moderadas estão sendo registradas na região.

Estragos em Padada, província de Davao del Sur, após forte tremor de magnitude 6.8 atingir o sul das Filipinas no domingo, dia 15. Crédito: Imagem divulgada pelo twitter @theAshura28<BR>
Estragos em Padada, província de Davao del Sur, após forte tremor de magnitude 6.8 atingir o sul das Filipinas no domingo, dia 15. Crédito: Imagem divulgada pelo twitter @theAshura28

O terremoto de 6.8 magnitudes foi registrado a 6 km ao sul de Magsaysay, na ilha de Mindanao, às 6:11 UTC, (madrugada no Brasil) do dia 15, de acordo com informações do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). Seu epicentro ocorreu a 22 km de profundidade. O abalo sísmico foi sentido em várias regiões do país e deixou pelo menos 24 feridos. Uma menina morreu em um desabamento, segundo as informações divulgadas pela imprensa internacional.

Dezenas de Réplicas
Após um tremor intenso, normalmente ocorrem réplicas, que podem durar dias. Nas 24 horas decorrentes do principal sismo de 6.8 magnitudes, já aconteceram 20 réplicas pelos registros do USGS.

O mais recente de magnitude 5 foi registrado a 4 km de Tanlad às 8:53 UTC desta segunda-feira, dia 16. Pelo menos sete réplicas foram de intensidade moderada com magnitude 5.0.

Estragos em Padada, província de Davao del Sur. Crédito: Imagem divulgada pelo twitter @theAshura28.
Estragos em Padada, província de Davao del Sur. Crédito: Imagem divulgada pelo twitter @theAshura28.

O terremoto que ocorreu há menos de dois meses, em 29 de outubro de 2019, teve intensidade de 6.6 magnitudes e também atingiu o sul das Filipinas. Na mesma região, cinco pessoas morreram e cerca de 70 ficaram feridas na ocasião.

Anel de Fogo do Pacífico
As Filipinas estão dentro do chamado Anel de Fogo do Pacífico. É a região de maior atividade sísmica e vulcânica do globo, situada nas bordas da Bacia do Oceano Pacífico. Os terremotos são comuns nesta região.



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024