Siga-nos
Quinta-feira, 9 jul 2020 - 16h45
Por Maria Clara Machado

Atividade sísmica aumentou no Ceará nos últimos dias

Tremores de pequena intensidade vêm sendo registrados no Ceará desde o final de junho. Foram pelo menos cinco tremores de terra no interior e na região metropolitana de Fortaleza, todos detectados por estações do Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis) e do Observatório Sismológico de Brasília (SIS/UnB).

Imagem ilustrativa do município de Cascavel. Crédito: Vitsar Filmes
Imagem ilustrativa do município de Cascavel. Crédito: Vitsar Filmes

Dois tremores foram registrados na região de Santana do Acaraú, com magnitudes de 1.7 e 1.4 respectivamente e outro abalo de 1.8 magnitudes foi observado na região de Groaíras no dia 29 de junho. As cidades ficam no interior do Ceará.

O município de Bela Cruz, mais ao norte do estado, registrou um tremor fraco de 1.7 magnitudes no último dia 4 de julho sábado.

E mais recentemente, moradores se assustaram com um tremor de magnitude 2.5 sentido entre Chorozinho e Cascavel, na região metropolitana de Fortaleza na noite da terça-feira, dia 7. A intensidade deste último foi confirmada pelo LabSis. Já o SIS/UnB detectou o tremor na mesma região sendo de 2.3 magnitudes.

Os tremores pequenos no Ceará são comuns e detectados com certa frequência pelas estações sismográficas no estado. Por serem de baixa magnitude, em geral não causam danos. O Ceará está sobre falhas geológicas e por isso está entre os estados do Brasil com maior sismicidade.

Acompanhe diariamente nosso Boletim Sísmico e a relação de tremores que estão acontecendo ao redor do globo. Acesse em painelglobal.com.br



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024