Siga-nos
Sexta-feira, 31 jul 2020 - 10h24
Por Maria Clara Machado

Bahamas e os EUA na rota do forte furacão Isaias

Isaias é o novo furacão da temporada do Atlântico 2020 e o segundo a se formar esta semana. No último sábado, o furacão Hanna ganhou força no Golfo do México e atingiu o Texas. Isaias está sobre o Caribe, próximo ao Haiti, se intensificando, rumo às Bahamas e aos Estados Unidos.

Imagem de satélite mostra o furacão Isaias sobre o Caribe. Nesta sexta-feira, a tormenta chega às Bahamas, após passar por Porto Rico e a República Dominicana. Crédito: NOAA/GOES
Imagem de satélite mostra o furacão Isaias sobre o Caribe. Nesta sexta-feira, a tormenta chega às Bahamas, após passar por Porto Rico e a República Dominicana. Crédito: NOAA/GOES

Até ontem, o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC) previa que Isaias iria seguir seu trajeto em direção à Flórida apenas como uma tempestade tropical. Porém a tempestade evoluiu sobre as águas quentes do Atlântico e do Caribe e transformou-se em furacão superando as projeções iniciais do NHC.

Isaias já causou chuvas torrenciais e inundações em Porto Rico e na República Dominicana durante a quinta-feira e desloca-se no mar, próximo ao Haiti em direção às Bahamas, na manhã desta sexta-feira como um furacão categoria 1, na escala de ventos Saffir-Simpson. Os ventos máximos sustentados de Isaias estão em 130 km/h com tendência de fortalecimento.

Bahamas na rota de do furacão Isaias
Isaias provoca ventos fortes enquanto se dirige rapidamente ao sudeste das Bahamas e às Ilhas Turcas e Caicos. Condições extremas de um furacão já são esperadas para hoje em das Bahamas, avisa o NHC.

De acordo com o boletim do NHC, o centro do furacão Isaias está a 50 quilômetros ao noroeste da Ilha Grande Inagua, região das Bahamas e a cerca de 500 quilômetros ao sudeste de Nassau, capital do arquipélago. A tormenta avança em direção ao noroeste a uma velocidade de 28 km/h.

Alertas emitidos pelo NHC
O aviso de tempestade tropical foi retirado do Haiti, já que o furacão começa a se afastar da região. O aviso de furacão está em vigor para diversas ilhas do noroeste, sudeste e região central das Bahamas, entre elas Abacos e a Grande Bahamas, que sofreram com o furacão Dorian em 2019. Continua em vigor, o aviso de tempestade tropical para toda costa sul e norte da República Dominicana e para as Ilhas Turcas e Caicos.

Depois de atravessar às Bahamas, o furacão Isaias deverá chegar bem próximo ao leste da Península da Flórida entre este sábado e o domingo, dias 1 e 2 de agosto.

As novas projeções do NHC indicam que Isaias poderá permanecer como um furacão nos próximos dias e contornar a costa leste dos Estados Unidos, passando ao largo da Flórida e da Geórgia até a próxima segunda-feira.

Há condições para chuvas perigosas de 100 a 300 milímetros de chuva dependendo da área, entre o norte do Haiti, as Ilhas Turcas e Caicos e o arquipélago das Bahamas. Cuba deve sentir parte da instabilidade de Isaias com previsão de até 50 milímetros de chuva. Inicialmente as estimativas são de 150 mm de chuva para o sul da Flórida.

O NHC também avisa que a maré pode aumentar muito acima do normal, até 1 metro e meio, especialmente em áreas das Bahamas, o que resultará em inundações com risco à vida.

Trajetória estimada pelo Centro Nacional de Furacões dos EUA para Isaias nos próximos dias. Crédito: NHC.
Trajetória estimada pelo Centro Nacional de Furacões dos EUA para Isaias nos próximos dias. Crédito: NHC.

Porto Rico e República Dominicana já tiveram inundações
As informações divulgadas pela imprensa internacional até o momento são de uma vítima fatal e um desaparecido em Porto Rico. Os ventos fortes derrubaram árvores, postes de eletricidade deixando um rastro de destruição em locais do oeste de Porto Rico, como a cidade de Mayaguéz, uma das mais atingidas.



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024