Siga-nos
Terça-feira, 2 jun 2020 - 13h29
Por Maria Clara Machado

Brasil já registrou mais de 60 tremores de terra este ano

Pequenos tremores de terra no Brasil acontecem com mais freqüência do que pensamos ou do que é noticiado pelos diversos veículos de comunicação. Estações do Observatório Sismológico de Brasília (SIS/UnB) já registraram mais de 60 pequenos tremores de terra em território brasileiro desde o começo deste ano. A maior parte deles nos estados de Minas Gerais e de Mato Grosso.

Imagem ilustrativa de Barão de Melgaço, no sul de Mato Grosso. A cidade registrou um tremor de magnitude 3.0 no começo do ano. Outros tremores já foram registrados na região. Crédito: Imagem de divulgação da cidade.
Imagem ilustrativa de Barão de Melgaço, no sul de Mato Grosso. A cidade registrou um tremor de magnitude 3.0 no começo do ano. Outros tremores já foram registrados na região. Crédito: Imagem de divulgação da cidade.

O total de tremores considerados eventos naturais, ou seja, não provocados por alguma ação humana, chegou a 62 pela rede sismográfica do SIS/UnB no período entre primeiro de janeiro e 2 de junho.

Minas Gerais e Mato Grosso tiveram mais de 10 tremores
O levantamento indica 13 tremores de terra somente em Minas Gerais e 12 em Mato Grosso.

Foram também detectados 9 tremores no Ceará, 5 no Pará, 5 em Goiás, 3 no Rio Grande do Norte, 2 em São Paulo, 1 no Rio de Janeiro, 1 no Espírito Santo, 1 na Bahia, 1 em Pernambuco, 1 em Roraima, 1 no Tocantins e outros 7 no oeste do Brasil, em locais não definidos com precisão, próximos às áreas de fronteira.

A grande maioria dos abalos é de baixa intensidade, sem oferecer qualquer risco à vida. Os tremores moderados, acima de 4 magnitudes, foram observados justamente em áreas próximas ao Peru, região com histórico de abalos mais intensos.

Há registro de um tremor de magnitude 4.0 em Rorainópolis (RR) no dia 31 de janeiro, outro de 3.3 em Anajás (PA) no dia 10 de maio, outro de 3.0 em Barão de Melgaço (MT) no dia 20 de janeiro e um de 3.2 em Rosário Oeste (MT) em 9 de janeiro.

Recente tremor de magnitude 5.3 ocorreu no oceano
No último domingo, um terremoto de magnitude 5.3, considerado moderado, foi registrado no oceano Atlântico, a 1.200 quilômetros de Acaraú, no estado do Ceará. O Serviço Geológico dos Estrados Unidos (USGS) validou este sismo, mas pelo sua localização, abaixo do oceano Atlântico, a 10 quilômetros de profundidade, não foi percebido no continente.

“Onde aconteceu o sismo de 5.3 do último domingo, é uma região de divisão entre as placas tectônicas africana e sul-americana, então não é incomum ocorrerem abalos abaixo do oceano por ali. Porém, tremores nesta região normalmente não influenciam o Brasil”, comenta o diretor do Apolo11 Rogério Leite.

Acesse nosso Boletim Sísmico em tempo real na home do Painel Global



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024