Siga-nos
Quinta-feira, 2 jan 2020 - 10h29
Por Maria Clara Machado

Cabeça d água como aconteceu em Guapé é difícil de ser prevista

O fenômeno chamado de cabeça d’água em uma cachoeira no Parque Ecológico do Paredão, em Guapé (MG), na última quarta-feira, aumentou repentinamente o volume de água e surpreendeu dezenas de pessoas que estavam aproveitando o feriado no local. A correnteza fez três vítimas fatais de acordo com a Defesa Civil. A cabeça d'água pode ser confundida com a tromba d'água, mas são fenômenos naturais diferentes.

Imagem ilustrativa do Paredão de Guapé. Uma cabeça d'água provocou a morte de três pessoas na última quarta-feira. Crédito: Google.
Imagem ilustrativa do Paredão de Guapé. Uma cabeça d'água provocou a morte de três pessoas na última quarta-feira. Crédito: Google.

Várias imagens foram divulgadas nas redes sociais por banhistas que estavam no local e mostram a intensidade com que a água foi despejada através da queda da cachoeira. Confira imagens divulgadas no youtube:

Uma chuva muito forte que acontece sobre um rio pode elevar o nível da água de uma cachoeira rapidamente. Quando acontece a cabeça d’água tudo é muito rápido, difícil de ser previsto e a correnteza é destruidora, afirmam meteorologistas.

Outros casos já aconteceram em cachoeiras de Minas Gerais, como na Serra do Cipó, no ano passado, também nesta época do ano.

Cabeça d’água e Tromba d’água
Os dois fenômenos da meteorologia são resultado de fortes tempestades, comuns entre os meses de primavera e verão, entretanto existem diferenças entre eles.

A cabeça d’água ocorre sobre rios e cachoeiras e o volume de chuva na cabeceira tem impacto direto no percurso de despejo da água.

A tromba d’água, como o próprio nome sugere, também ocorre sobre a água a partir de uma nuvem de tempestade. Tem o formato de um funil, que lembra um tornado, porém na maioria das vezes é inofensiva e só provoca estrago caso atinja alguma embarcação. Além disso, o fenômeno pode se formar tanto na superfície de um rio e como no mar.



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024