Siga-nos
Quinta-feira, 27 fev 2020 - 12h26
Por Maria Clara Machado

Chuva de janeiro e fevereiro passa de 700 mm em São Paulo

A cidade de São Paulo registrou chuva dentro da normalidade no mês de janeiro, mas o volume acumulado até agora neste mês de fevereiro está extremamente elevado. Somando a quantidade de chuva em quase dois meses, as precipitações já ultrapassaram os 700 milímetros na capital. Os alagamentos e enchentes vêm sendo recorrentes, pois o solo está saturado e o nível dos córregos e rios bastante elevado.

Fim de tarde na Vila Mariana após temporal no dia 18 de fevereiro de 2020.Crédito: Eduardo Maya. Imagem divulgada pelo facebook.
Fim de tarde na Vila Mariana após temporal no dia 18 de fevereiro de 2020.Crédito: Eduardo Maya. Imagem divulgada pelo facebook.

Os temporais de verão são normalmente esperados em janeiro e quando dentro da média já podem despejar quase 290 mm de chuva na capital paulista. A média climatológica na cidade de São Paulo é de 288,2 mm no mês janeiro de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Este ano choveu 287,5 mm, ou seja, praticamente a média.

Entretanto, os temporais atingiram a capital paulista somente a metade do mês com grande destaque para a chuva de 82,5 mm que caiu entre os dias 16 e 17 janeiro.

Fevereiro é o mais chuvoso desde os inícios das medições
O mês de fevereiro está em destaque pela enorme quantidade de chuva acumulada até agora. Já choveu 449 mm até à tarde do dia 26 pelos registros do INMET. Foram 21 dias de chuva sobre a capital paulista e o acumulado já é considerado o maior em 77 anos para um mês de fevereiro. Nunca choveu tanto na cidade de São Paulo neste período desde o início das medições do INMET em 1943. O recorde anterior era de 445,5 mm registrados em fevereiro de 1995.

A média normal para fevereiro é de 249,7 mm e ela já havia sido atingida em apenas 10 dias. Assim sendo, mesmo antes de terminar o mês, o volume de 449 mm de chuva na capital paulista está 82% superior à média.

Mais recordes!
Outro dado importante é a chuva de 114 mm que caiu sobre São Paulo somente entre os dias 9 e 10 de fevereiro e paralisou completamente a cidade.

Essa chuva dominou as manchete de diversos veículos de comunicação como a segunda maior chuva na capital paulista no período de 24 hora em um mês de fevereiro também desde o início das medições do INMET (1943).

Somando a chuva de janeiro e fevereiro o total chega a 736 mm até o momento, agravando os problemas relacionados a transbordamentos de rios e enchentes, deslizamentos, queda de árvores, buracos nos asfaltos e outras ocorrências.

Queda de árvore na região do Parque da Aclimação, zona sul da cidade de São Paulo. Fevereiro já é o mais chuvoso em 77 anos na capital paulista segundo as medições do INMET. Crédito: Foto de Sayako Amanuma.
Queda de árvore na região do Parque da Aclimação, zona sul da cidade de São Paulo. Fevereiro já é o mais chuvoso em 77 anos na capital paulista segundo as medições do INMET. Crédito: Foto de Sayako Amanuma.

O lado bom!
Um fevereiro tão chuvoso é uma ótima notícia para os reservatórios que abastecem a região metropolitana de São Paulo. O Sistema Cantareira conseguiu atingir 58% da capacidade segundo dados atualizados pela SAPESP nesta quinta-feira, dia 27. O acumulado de chuva sobre o Cantareira está em torno de 309 mm e média histórica para fevereiro é de 203,4 mm pelas medições da SAPESP. O verão começou com o Sistema em torno de 39% da capacidade. Sempre é bom lembrar que o nível do Cantareira tende a cair novamente durante o período do outono e do inverno com a natural diminuição da chuva.

Todos os outros reservatórios que abastecem a Grande São Paulo estão em uma situação bastante confortável. Os reservatórios de Cotia, Rio Claro e São Lourenço estão operando com a capacidade máxima. O Rio Grande está atualmente com capacidade de 97,6%, o Guarapiranga com 87% e o Alto Tietê com 88%.



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024