Siga-nos
Sexta-feira, 24 abr 2020 - 11h04
Por Maria Clara Machado

Defesa Civil mantém risco de deslizamentos em Salvador

A chuva continua forte sobre a região metropolitana de Salvador e a Defesa Civil municipal mantém o risco de novos deslizamentos de terra nesta sexta-feira, dia 24. Ontem, um deslizamento fez duas vítimas fatais no bairro de Águas Claras. As condições do tempo começaram a piorar na região na madrugada de quinta-feira quando choveu mais de 100 mm em seis horas.

Ameaças de desabamentos e deslizamentos já somam 92 nesta sexta-feira, segundo boletim da CODESAL. Crédito: Imagem divulgada em redes sociais. CODESAL.
Ameaças de desabamentos e deslizamentos já somam 92 nesta sexta-feira, segundo boletim da CODESAL. Crédito: Imagem divulgada em redes sociais. CODESAL.

Ainda são observados pontos de alagamento em alguns bairros de Salvador nesta manhã e mar também continua agitado. A travessia Salvador-Mar Grande está parada pelo segundo consecutivo por conta da chuva e dos ventos fortes.

O boletim da Defesa Civil de Salvador (CODESAL) informou que o número de ocorrências chegava a 140 até às 10h40 desta sexta-feira, sendo a maioria ameaça de deslizamento e desabamento.

O forte temporal da manhã de quinta-feira provocou o deslizamento em Águas Claras, que acabou soterrando a avó e neta. Um vazamento na tubulação na casa acima da que desmoronou já havia sido identificado e alertado pela família das vítimas, mas nenhum órgão esteve no local segundo relatos dos moradores da região.

Centenas de áreas estão em risco
O CODESAL vistoriou dezenas de imóveis em Águas Claras e determinou a evacuação. O risco de deslizamentos de terra permanece alto por conta do solo encharcado.

A Defesa Civil contabiliza mais de 400 áreas de risco de deslizamentos de terra em toda capital baiana, com risco muito alto nos bairros de São Caetano, Bom Juá e Castelo Branco.

Segundo levantamento já realizado pelo IBGE, metade da população vive em áreas de risco em Salvador e fatalmente a ocupação desordenada na cidade é uma das principais causas para os acidentes com vítimas.



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024