Siga-nos
Quinta-feira, 29 ago 2019 - 12h25
Por Maria Clara Machado

Dorian vai virar um grande furacão e deve atingir a Flórida no domingo

O furacão Dorian avança próximo a costa de Porto Rico em direção às Bahamas e deve se intensificar antes de atingir a Flórida no fim de semana. A previsão é que Dorian vire em grande furacão dentro de dois dias.

A imagem de satélite desta quinta-feira mostra o furacão Dorian, próximo a Porto Rico, se deslocando pelo Atlântico.  Crédito: NOAA
A imagem de satélite desta quinta-feira mostra o furacão Dorian, próximo a Porto Rico, se deslocando pelo Atlântico. Crédito: NOAA

O Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC) informou que os ventos máximos de Dorian estão chegando a 140 km/h nesta quinta-feira, dia 29. No momento, Dorian é um furacão de categoria 1 e poderá evoluir para a categoria 3, com ventos de quase 180 km/h.

De acordo com o último boletim divulgado pelo NHC na manhã de hoje, o centro da tormenta estava a 240 km de San Juan, em Porto Rico, e a 685 km a sudeste das Bahamas. Sua velocidade de deslocamento sobre o oceano Atlântico é de 20 km/h.

O que pode acontecer
A projeção do NHC é de que Dorian continue num movimento contínuo com direção noroeste até a próxima sexta-feira, dia 30. Na sequencia, o furacão terá uma mudança para oeste-noroeste, se aproximando do nordeste das Bahamas no sábado, e depois chegando à Flórida no domingo.

Previsão do deslocamento e da intensidade de Dorian nos próximos dias. Crédito: NOAA
Previsão do deslocamento e da intensidade de Dorian nos próximos dias. Crédito: NOAA

A região das Bahamas poderá receber chuvas na ordem de 50 a 150 milímetros até o início da semana que vem.

Já regiões costeiras do sudeste dos Estados Unidos, entre a Flórida e a Georgia, poderão receber de 100 a 300 milímetros de chuva, além de sofrer com os ventos intensos do furacão. Essa quantidade tem potencial para causar inundações repentinas e ameaçar vidas, alerta o NHC.

Diante das projeções, o governo da Flórida já decretou estado de emergência à espera do grande furacão Dorian. Nestas situações, é pedido aos moradores que estoquem alimentos e suprimentos para pelo menos uma semana, além de preparar as casas, com reforços nas janelas, para a passagem do furacão.



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024