Siga-nos
Quarta-feira, 15 abr 2020 - 09h56
Por Maria Clara Machado

Intensa explosão do vulcão Krakatoa é registrada por satélite da NASA

A violenta erupção do vulcão Anak Krakatoa, na Indonésia, na madrugada do último sábado lançou uma gigantesca coluna de fumaça e cinzas na atmosfera. O resultado pode ser visto de cima através da imagem de satélite de alta resolução capturada pelo Terra, da Nasa.

Imagem de satélite em cor natural mostra a grande pluma vulcânica acima do pico do vulcão Anak Krakatoa, após intensa atividade no último fim de semana. Crédito: NASA.
Imagem de satélite em cor natural mostra a grande pluma vulcânica acima do pico do vulcão Anak Krakatoa, após intensa atividade no último fim de semana. Crédito: NASA.


A recente imagem de satélite foi adquirida pelo Operacional Land Imager (OLI) no Landsat 8 no dia 13 de abril e divulgada nesta quarta-feira. A imagem em cores naturais revela a impressionante pluma vulcânica se elevando sobre o pico do Krakatoa.

O pequeno detalhe, em vermelho, indica possivelmente rocha derretida pelo derramamento de lava.

“A localização da pluma sugere que é de origem vulcânica composta principalmente de vapor de água e gás”, afirma o Verity Flower, vulcanologista ligado ao Centro de Voo Espacial Goddard da Nasa.

Pequenas partículas refletidas fazem a pluma parecer branca diretamente sobre o pico, por outro lado, partículas de cinzas mais pesadas aparecem escuras e em altitude mais baixa se estendendo em direção ao norte, transportadas por ventos próximos à superfície.

“Qualquer água e gás dentro da pluma são mais leves e seriam transportados mais altos se condensando rapidamente na atmosfera”, explica Flower.

Krakatoa permanece em alerta amarelo
A erupção do Anak Krakatoa ocorreu em duas etapas, a segunda delas com 38 minutos de duração e foi registrada pelo centro de vulcanologia da Indonésia. A explosão foi tão violenta que pode ser ouvida em Jacarta, capital da Indonésia, a 150 de distância.

De acordo com o Centro de Vulcanologia e Mitigação de Riscos Geológicos da Indonésia (PVMBG), o vulcão Anak Krakatoa permanece em alerta nível 2 (amarelo). Neste estágio o aumento da atividade vulcânica pode ser claramente observado tanto visualmente quanto por sismicidade. Fica proibido qualquer aproximação do vulcão neste período.

A erupção do último sábado foi considerada a mais forte desde 2018, quando parte do flanco do vulcão colapsou causando um tsunami no Estreito de Sunda com centenas de vítimas fatais.

Saiba mais em Vulcão Krakatoa explode na Indonésia, acessando youtube.com/apolochannel.



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024