Siga-nos
Segunda-feira, 3 ago 2020 - 17h31
Por Maria Clara Machado

Isaias recupera força e deve chegar às Carolinas como furacão

Isaias foi rebaixado para tempestade tropical antes de se aproximar da Flórida no fim de semana. Como furacão, a tormenta atravessou às Bahamas e agora está subindo pela costa leste dos Estados Unidos. A tempestade deve ganhar força novamente e alcançar as Carolinas outra vez na condição de furacão.

Imagem de satélite mostra o centro da tempestade tropical Isaias muito perto da Carolina do Sul. A tormenta deve evoluir novamente para furacão antes de chegar às Carolinas nas próximas horas. Crédito: NOAA/GOES-East.
Imagem de satélite mostra o centro da tempestade tropical Isaias muito perto da Carolina do Sul. A tormenta deve evoluir novamente para furacão antes de chegar às Carolinas nas próximas horas. Crédito: NOAA/GOES-East.

Os efeitos da tempestade tropical Isaias foram sentidos ao longo de toda costa leste da Flórida durante o domingo. Os ventos intensos afetaram grande parte da rede elétrica deixando milhares de pessoas sem energia em todo o estado.

Aviso de furacão nas Carolinas
O Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC) prevê que Isaias atinja às Carolinas a partir da noite desta segunda-feira, dia 3 de agosto. O leste da Carolina do Sul e da Carolina do Norte está com aviso de furacão em vigor, onde poderão ocorrer tempestades com risco de inundações repentinas e até alguns tornados. As ondas também ficam altas e poderão chegar a 2 metros de altura, avaliam o departamento de emergência dos estados.

As evacuações foram ordenadas para todas as áreas costeiras da Carolina do Norte desde sexta-feira. Já na Carolina do Sul, a evacuação não está sendo obrigatória, em meio à preocupação de manter o distanciamento social em abrigos em razão da Covid-19.

O centro de Isaias encontra-se a 190 quilômetros ao sul de Charleston, na Carolina do Sul, com ventos máximos sustentados de 110 km/h e desloca-se a uma velocidade de 20 km/h com direção norte, informa o último boletim do NHC.

Assim sendo, Isaias deve se aproximar da costa nordeste da Carolina do Sul e do sul da Carolina do Norte e seguir por essas áreas entre a noite desta segunda-feira e durante a terça-feira, com projeção de fortalecimento recuperando a força de um furacão.

A estimativa de chuva é de 150 a 200 milímetros para áreas costeiras das Carolinas e ao longo da semana na faixa entre 100 a 150 milímetros em grande parte da Nova Inglaterra e o sudeste de Nova Iorque.

O NHC também alerta para a formação de tornados, que já serão possíveis no litoral da Carolina do Sul esta noite, aumentando a condição para a Carolina do Norte nesta terça-feira pela manhã.

Rastros de Isaias
Isaias chegou às Bahamas como furacão na manhã do último sábado e atravessou a Ilha de Andros, impactando também ilhas próximas a região, com chuvas fortes e ventos fortes. A tempestade derrubou árvores e provocou corte de energia elétrica inclusive na capital Nassau.

Anteriormente, Porto Rico e a República Dominicana, no Caribe, também sofreram com as chuvas fortes e ventania de Isaias, que resultaram em graves inundações na semana passada.



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024