Siga-nos
Sábado, 18 abr 2020 - 16h37
Por Maria Clara Machado

Moradores sentem tremor na região de São Roque

Um tremor de terra de baixa magnitude foi sentido por moradores da região de São Roque e localidades próximas, no leste do estado de São Paulo. O abalo foi detectado pelo Observatório Sismológico da Universidade de Brasília e pelo Centro de Sismologia da USP.

Foto ilustrativa da cidade de São Roque, no interior de São Paulo. Tremor de 2.1 magnitudes foi sentido na região na noite da sexta-feira, dia 17. Crédito: Divulgação Governo do Estado de SP.
Foto ilustrativa da cidade de São Roque, no interior de São Paulo. Tremor de 2.1 magnitudes foi sentido na região na noite da sexta-feira, dia 17. Crédito: Divulgação Governo do Estado de SP.

Segundo informações do Observatório Sismológico o terremoto foi natural e ocorreu por volta das 22h e 55min, horário de Brasília, na noite de ontem, sexta-feira, sendo de magnitude 2.1. Cinco estações detectaram o tremor.

Perto das 23h, moradores de São Roque relataram terem ouvido som de explosões, que lembravam trovões, além do pequeno tremor com duração de pouco mais de 10 segundos. Diversos bairros de São Roque tiveram relatos semelhantes.

O Centro de Sismologia da USP também confirmou o abalo fraco de magnitude 2.0 na região. O epicentro foi localizado a 6 quilômetros de São Roque, a 9 quilômetros de Mairinque, a 10 quilômetros de Vargem Grande e 12 quilômetros de Ibiúna. Além de São Roque, houve relatos do pequeno tremor também por moradores de Mairinque e Ibiúna, mas sem nenhum dano material.

Abalos sísmicos no Brasil este mês
De acordo com o Observatório Sismológico da Universidade de Brasília outros três pequenos tremores de terra já foram registrados neste mês de abril no Brasil.

Pureza (RN) registrou um abalo de magnitude 1.9 no dia 6 de abril, Gouveia (MG) registrou outro abalo de 2.4 no dia 7 de abril, assim como Paramoti (CE) que teve um tremor de magnitude 1.9 também no dia 7 de abril.

Um sismo mais forte de 4.9 magnitudes foi registrado na fronteira do Brasil com o Peru, no dia 10 de abril.

Vale ressaltar que pequenos abalos sísmicos acontecem no Brasil, em geral sem causar vítimas e danos materiais.



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024