Siga-nos
Terça-feira, 24 mar 2020 - 10h52
Por Maria Clara Machado

Muita fumaça continua cobrindo o norte da Tailândia

A fumaça proveniente de queimadas agrícolas está tomando conta do norte da Tailândia. Mesmo com as proibições das queimadas, a poluição se agravou desde fevereiro e prejudica muito a qualidade do ar. Além da Tailândia, Mianmar e Laos, todos no sudeste asiático, enfrentam o problema. Imagens de satélite da NASA mostram a extensão dos focos de fogo.

Fumaça cobre a região de Mae Sai, no extremo norte da Tailândia, fronteira com Mianmar. Os incêndios se alastraram pela região no último mês. Crédito: Imagens divulgadas pelo twitter @wannasingh<BR>
Fumaça cobre a região de Mae Sai, no extremo norte da Tailândia, fronteira com Mianmar. Os incêndios se alastraram pela região no último mês. Crédito: Imagens divulgadas pelo twitter @wannasingh

A nuvem de fumaça é facilmente visível sobre Mianmar (Birmânia) e o norte da Tailândia, a parte mais afetada. A imagem do satélite Aqua da NASA revela em cores naturais a situação na região em 18 de março. A parte esbranquiçada da foto indica névoa e fumaça revelando os níveis prejudiciais de poluição do ar.

Imagem do satélite Aqua da Nasa capturada no dia 18 de março mostra uma grande quantidade de fumaça cobrindo Mianmar e o norte da Tailândia. Crédito: NASA.
Imagem do satélite Aqua da Nasa capturada no dia 18 de março mostra uma grande quantidade de fumaça cobrindo Mianmar e o norte da Tailândia. Crédito: NASA.

Nos últimos dias, o satélite Aqua da NASA continua registrando inúmeros focos de incêndio sobre a Tailândia, Mianmar, Laos, além do Camboja e o sul do Vietnã, no sudeste Asiático. Na imagem do Worldview da NASA todos os pontos vermelhos indicam focos de fogo e/ou anomalias termais durante a passagem do satélite (dia e noite) no dia 23 de março.

Satélite Aqua da NASA capturou inúmeros focos de fogo sobre a Tailândia, Mianmar, Laos e outras áreas do sudeste asiático no dia 23 de março. Crédito: Worldview/NASA.
Satélite Aqua da NASA captura inúmeros focos de fogo sobre a Tailândia, Mianmar, Laos e outras áreas do sudeste asiático no dia 23 de março. Crédito: Worldview/NASA.

A atmosfera poluída se soma ao agravamento da pandemia do novo coronavírus. A Tailândia tem mais de 827 casos confirmados da COVID-19 e quatro óbitos em decorrência da doença. 57 pessoas se recuperaram e receberam alta, segundo informações divulgadas pelo governo local.

Chuva para aliviar!
O Departamento Meteorológico da Tailândia informou que ventos do sul e sudeste podem trazer umidade do mar da China nesta terça-feira, dia 24, o que ajudaria na ocorrência de pancadas de chuva pelo país. Entretanto, na parte norte da Tailândia, a chuva prevista é para poucas áreas. As temperaturas estão altas, passando de 35°C em todo o país.

O problema não começou agora
Os incêndios já mostravam um progresso devastador sobre as florestas no norte da Tailândia desde meados de fevereiro, mesmo com as proibições de queimadas agrícolas. Há cerca de 40 dias, mais de 3.200 focos de incêndios foram registrados em toda a Tailândia, segundo dados divulgados.

De acordo com o Departamento de Controle de Poluição da Tailândia, a situação fora de controle elevou a concentração de poluentes ultrapassando os limites aceitáveis da Organização Mundial da Saúde e apresentando grande risco à saúde.

Diversas províncias foram afetadas, entre elas, Mae Hong Son, Uthai Thani, Tak e Lampang. Nesta última, os incêndios devastaram grandes áreas de parques nacionais.

Embora o número de focos tenha caído pela metade nesta segunda quinzena de março, os incêndios não acabaram. Uma grande neblina branca toma conta de várias regiões e ainda há muita fumaça vinda também de países vizinhos como Mianmar (Birmânia) e Laos, afirmam as autoridades.

O Departamento de Controle da Poluição (The Pollution Control Department -PCD), com sede em Bangkok, acelera os esforços para tentar controlar rigorosamente os focos na Tailândia e reduzir a poeira sobre o país.



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024