Siga-nos
Quinta-feira, 14 nov 2019 - 13h56
Por Maria Clara Machado

Neve fecha estradas na Serra da Estrela em Portugal

As regiões norte e central de Portugal amanheceram branquinhas pela neve, depois de uma madrugada gelada. O ar frio intenso veio da Irlanda e mudou a paisagem. A Serra da Estrela, a cadeia de montanhas mais alta do país, foi bastante atingida, o que obrigou o fechamento de algumas estradas.

Neve atinge a Serra da Estrela, em Portugal. Imagens divulgadas no portal SIC Notícias.
Neve atinge a Serra da Estrela, em Portugal. Imagens divulgadas no portal SIC Notícias.

Depois de várias horas nevando, os acessos às estradas da Serra da Estrela foram fechados pela manhã, mas no início da tarde já começavam a ser liberados com restrições, segundo informações da imprensa local.

Além da neve, o acúmulo de gelo e os ventos fortes são as preocupações na região, que faz a ligação entre Castro Daire e Cinfães, no distrito de Viseu, ao norte de Portugal. Conforme as previsões locais, algumas cidades ainda poderão ter neve até o fim de semana.

Estradas na Serra da Estrela são bloqueadas por causa da neve. Imagens divulgadas no portal SIC Notícias.
Estradas na Serra da Estrela são bloqueadas por causa da neve. Imagens divulgadas no portal SIC Notícias.

Porto
Na cidade de Porto, os ventos fortes junto com a chuva provocaram o desabamento do telhado de uma casa no final da manhã desta quinta-feira, dia 14. Duas pessoas que estavam no interior da casas ficaram feridas, mas passam bem. Quedas de árvores ocorreram em vários pontos do Grande Porto.

Outros avisos:
Enquanto a neve cai, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) alerta para intensa agitação marítima e ventos fortes no litoral oeste e nas terras altas. Porto, Viana do Castelo, Leiria, Aveiro, Cimbra e Braga estão sob aviso vermelho. As previsões são de grandes ondas, que poderão passar de 8 metros e chegar a 15 metros no oceano.

Grandes ondas são observadas na região de Nazaré na última terça-feira, dia 12. Veja imagens publicadas no Youtube:

As más condições do tempo ainda devem permanecer por mais 48 horas e Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil alertam a população para ter cuidado. As estradas ainda poderão ter gelo, cheias rápidas e queda de árvores. Estima-se que as rajadas de vento possam alcançar 110 km/h na Serra da Estrela.



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024