AGRADECIMENTOS

Agradecemos a todos os colaboradores que têm tornado possível a continuidade do nosso trabalho, permitindo que os conteúdos permaneçam gratuitos e acessíveis a todos.

Nosso Muito Obrigado!

Colabore também. Clique aqui.

Por Maria Clara Machado

Novo ciclone tropical Hikka avança no mar da Arábia

Um novo ciclone tropical batizado de Hikka se formou no mar da Arábia, simultaneamente à agitada temporada de furacões do Atlântico e do Pacífico, que segue com a formação de mais tormentas.

Imagem de satélite mostra o ciclone tropical Hikka, que avança pelo mar da Arábia em direção à costa de Oman. Crédito: Wordview/Nasa.
Imagem de satélite mostra o ciclone tropical Hikka, que avança pelo mar da Arábia em direção à costa de Oman. Crédito: Wordview/Nasa.

Hikka é o ciclone tropical número 3 da temporada na região e ganha força impulsionado pela água quente da superfície do mar, que está em torno de 29 a 30°C.

Segundo o departamento de meteorologia da Índia (IMD), o núcleo do ciclone tropical Hikka se encontra ainda afastado da costa nesta segunda-feira, a cerca de 490 Km a oeste-sudoeste de Veral (Gujarat/Índia), a 520 km a sul-sudoeste de Karachi (Paquistão) e 710 km leste-sudeste da ilha de Masirah (próxima a costa de Oman).

Os ventos de Hikka estão próximos a 100 km/h e o ciclone continua sua trajetória rumo oeste com velocidade de 12 km/h até a costa de Oman, indicando que passará pela ilha de Masirah até a próxima quarta-feira.

A meteorologia local de Oman espera que as áreas costeiras do sul de Al-Sharqiya e Al-Wusta sejam afetadas por Hikka a partir de amanhã, terça-feira. O mar pode ficar muito agitado com ondas de até 4 metros e as chuvas poderão ser localizadas, alertam as autoridades.

Imagem de satélite mostra posição do ciclone tropical Hikka no mar da Arábia. Crédito: JTWC/SATOPS/Apolo11.
Imagem de satélite mostra posição do ciclone tropical Hikka no mar da Arábia. Crédito: JTWC/SATOPS/Apolo11.

Desta maneira, o ciclone tropical Hikka não afetará territórios do Paquistão e nem da Índia, mas os pescadores foram orientados a evitarem mar aberto e profundo nos próximos dias.

Espera-se ainda para Karachi (Paquistão) uma onda de calor neste começo de semana e as temperaturas máximas poderão atingir 39°C.

Monitore com o Painel Global as outras tempestades ativas no globo nesta segunda-feira. Veja na home em Monitoramento Oceânico.



Quinta-feira, 9 jul 2020 - 10h15


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2020