Siga-nos
Terça-feira, 23 jun 2020 - 17h16
Por Maria Clara Machado

Ondas pequenas são reportadas na costa do México após tremor de 7.4

O intenso tremor de magnitude 7.4 registrado a 12 quilômetros ao sul-sudeste de Santa María Zapotitlan, no estado de Oaxaca, no México, provocou apenas ondas inferiores a um metro, sem elevação significativa. O sismo aconteceu às 15h29 UTC e avisos de um possível tsunami chegaram a ser emitidos pelo Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico (PTWC) logo após o abalo.

Pedras lançadas em Crucecita Huatulco, no estado de Oaxaca, após forte tremor de terra de magnitude 7.4. Crédito: Imagem divulgada pelo twitter <BR>@diarioelfortin<BR>
Pedras lançadas em Crucecita Huatulco, no estado de Oaxaca, após forte tremor de terra de magnitude 7.4. Crédito: Imagem divulgada pelo twitter
@diarioelfortin

De acordo com o último boletim, a maior onda medida foi de 0,7 metros e qualquer ameaça de tsunami na costa do México já foi retirada pelo PTWC.

Somente pequenas ondulações acima do nível da maré, entre 0,68 e 0,71 centímetros, em decorrência do tremor, foram reportadas em Acapulco e Salina Cruz. Nenhuma outra onda foi reportada informou o PTWC.

O alerta emitido mais cedo chegou a falar na possibilidade de ondas de 1 a 3 metros em algumas áreas da costa mexicana.

O forte tremor validado pelo Serviço geológico dos Estados Unidos (USGS) teve 26 quilômetros de profundidade e levou uma grande quantidade de pessoas para as ruas em diversas localidades. O terremoto foi sentido inclusive na Cidade do México. As informações são de uma vítima fatal até o momento e a estimativa dos danos ainda não foi divulgada.

Acompanhe as atividades sísmicas ao redor do globo acessando o mapa de monitoramento em painelglobal.com.br



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024