Siga-nos
Quinta-feira, 7 nov 2019 - 12h33
Por Maria Clara Machado

Surpreendente ciclone tropical Matmo se fortalece na baía de Bengala

A tempestade tropical Matmo influenciou inicialmente o Vietnã e mesmo depois de atravessar uma grande extensão territorial, ganhou força nas águas quentes da baía de Bengala e agora é um novo ciclone tropical. É a tormenta número 23 a se formar na região do Pacífico nesta temporada de 2019.

Imagem de satélite mostra o ciclone tropical Matmo sobre a baía de Bengala. A tempestade ganhou força depois de oito dias atuando na região.
Imagem de satélite mostra o ciclone tropical Matmo sobre a baía de Bengala. A tempestade ganhou força depois de oito dias atuando na região. Crédito: Eumesat

Há pouco mais de uma semana, no dia 30 de outubro, a tempestade tropical Matmo se desenvolveu próxima à costa do Vietnã, no mar da China. Nos últimos sete dias, a área de tempestade atravessou o Vietnã, o norte do Camboja, o sul da Tailândia e o extremo sul de Myanmar provocando ventos fortes e chuva. O caminho foi longo até Matmo chegar à baía de Bengala e ganhar força novamente.

É comum uma tempestade tropical ou um ciclone tropical atingir o solo e enfraquecer, mas surpreendentemente, Matmo sobreviveu todos esses dias e evoluiu para um ciclone tropical no início desta quinta-feira, dia 7 de novembro.

Acompanhe no Windy a surpreendente trajetória de Matmo. A tempestade se desenvolveu próxima à costa do Vietnã e depois de oito dias atua agora como ciclone tropical na baía de Bengala. Crédito: Windy.
Acompanhe no Windy a surpreendente trajetória de Matmo. A tempestade se desenvolveu próxima à costa do Vietnã, à direita da imagem, e depois de oito dias atua agora como ciclone tropical na baía de Bengala, à esquerda da imagem. Crédito: Windy.

O ciclone tropical está sobre a baía de Bengala e segue em direção ao nordeste da Índia a uma velocidade de 6 km/h.

Modelos meteorológicos projetam que Matmo deverá afetar a costa de Orissa, inclusive a região da capital Bhubaneswar, a costa de Bengala Ocidental, além do sul de Bangladesh no fim de semana, deixando essas áreas em alerta.

Os ventos máximos sustentados estão passando de 100 km/h e o Departamento de Meteorologia da Índia já colocou a costa nordeste do país em alerta laranja e vermelho a partir desta sexta-feira, dia 8.

Imagem mostra a grande área de atuação do ciclone tropical Matmo, que está próximo à costa nordeste da Índia e do sul de Bangladesh. Crédito: Departamento de Meteorologia da Índia.
Imagem mostra a grande área de atuação do ciclone tropical Matmo, que está próximo à costa nordeste da Índia e do sul de Bangladesh. Crédito: Departamento de Meteorologia da Índia.

O Painel Global segue monitorando o ciclone tropical Matmo.



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024