Siga-nos
Quarta-feira, 3 jun 2020 - 10h20
Por Maria Clara Machado

Tempestade Cristobal abre a temporada oficial de furacões 2020

A tempestade tropical Cristobal ganha força sobre as águas quentes da Baía de Campeche, no Golfo do México e é oficialmente a primeira tempestade deste início de temporada de furacões 2020, que começou dia primeiro de junho. Três tempestades tropicais já se formaram precocemente em maio: Arthur e Bertha surgiram sobre o Atlântico Norte e Amanda sobre o Pacífico leste.

Muita chuva e ventos fortes em Cuidad del Carmen durante a noite de ontem e esta manhã. Crédito: Imagem divulgada pelo twitter @JavierChip<BR>
Muita chuva e ventos fortes em Cuidad del Carmen durante a noite de ontem e esta manhã. Crédito: Imagem divulgada pelo twitter @JavierChip

Cristobal teve formação surpreendente
A tempestade tropical Cristobal se formou surpreendentemente a partir dos resquícios da tempestade tropical Amanda.

No último domingo, Amanda provocou fortes chuvas e inundações em várias regiões de El Salvador, deixando pelo menos nove mortos. A partir daí, Amanda perdeu força como tempestade tropical, mas seus restos migraram em direção à Guatemala, Belize e à Baía de Campeche.

Ao passar sobre as águas quentes da região, entre 28°C e 30°C, as instabilidades ganharam um reforço e evoluíram para uma depressão tropical e em seguida para uma nova tempestade tropical batizada então de Cristobal.

A nova tempestade tropical Cristobal já atuava na tarde e noite da terça-feira sobre o Golfo do México.

Chuva pesada e inundações
De acordo com o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC) as rajadas de vento de Cristobal estão próximas dos 100 km/h nesta quarta-feira.

Um aviso de tempestade tropical está em vigor entre a costa de Campeche o Porto de vera Cruz com expectativa de mais chuva pesada e inundações com risco à vida. Essas áreas incluem o estado mexicano de Campeche, norte de Chiapas, Quintana Roo, Tabasco e Yucatán que poderão acumular mais de 250 mm de chuva.

Provável trajeto da tempestade tropical Cristobal e influência dos ventos nos próximos dias. Crédito: NHC.
Provável trajeto da tempestade tropical Cristobal e influência dos ventos nos próximos dias. Crédito: NHC.

O centro de Cristobal se encontra a 40 quilômetros ao noroeste de Ciudad del Carmen.

Cristobal está se movendo lentamente em direção ao sudeste, portanto deve contornar a Península de Yucatán entre esta quarta-feira e sexta-feira, segundo as projeções do NHC.



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024