Quinta-feira, 1 ago 2019 - 12h53
Por Maria Clara Machado

Tempestade tropical Wipha deixa feridos e cancela dezenas de voos em Macau

A tempestade tropical ou ciclone tropical Whipa, como é denominado no lado asiático do globo, está trazendo consequências para a região de Macau, no leste da China, por conta da chuva forte e dos ventos intensos. O sinal 3 de tempestade emitido pelo Serviço Meteorológico e Geofísico de Macau (SMG) continua em vigor nesta quinta-feira.

Câmera do Serviço Meteorológico e Geofísico de Macau (SMG) mostra nuvens carregadas neste dia 1 de agosto.
Câmera do Serviço Meteorológico e Geofísico de Macau (SMG) mostra nuvens carregadas neste dia 1 de agosto.

Whipa que atingiu sinal 8 de tempestade gerou 18 ocorrências em Macau, em que seis pessoas ficaram feridas, nas últimas 24 horas. Outro impacto da tempestade foi no transporte aéreo da região. No total, 118 voos precisaram ser cancelados no aeroporto internacional de Macau. Nesta manhã, também ocorreram inundações em áreas baixas.

A tempestade tropical Whipa se afastou um pouco da costa da China e está a cerca de 390 quilômetros a sudeste de Macau, com ventos de 63 km/h, mas ainda pode provocar chuva e ventos fortes, de acordo com o SMG. A tempestade se movimenta muito lentamente com direção norte-noroeste.

Crédito: SMG
Crédito: SMG

O sinal 8 de tempestade suspende os serviços em estacionamentos e pontes, de transportes públicos e ligações terrestres, marítimas e aéreas entre a Península de Macau e Taipa. O alerta de tempestades tropicais na região vai até 10 e leva em conta a posição e intensidade dos ventos do sistema.

Macau enfrentou dois poderosos tufões nos últimos dois anos. Em 2017, o tufão Hato provocou graves inundações e dez mortes. Em 2018, o tufão Mangkhut deixou 40 feridos e um prejuízo de quase 200 milhões de euros. Por enquanto, Whipa não deve evoluir para tufão e o Painel Global segue monitorando a tempestade.





Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2019