Siga-nos
Terça-feira, 16 jun 2020 - 10h39
Por

Terremoto deixa vítimas em províncias do leste da Turquia

Uma pessoa morreu e pelo menos vinte e uma ficaram feridas em um terremoto moderado que atingiu a província de Bingöl, no leste da Turquia, no último domingo. A intensidade do tremor foi revisada em 5.7 magnitudes pela Autoridade de Gerenciamento de Emergências e Desastres da Turquia (AFAD). Já o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) validou um tremor na região de magnitude 5.9.

Destruição em Yedisu, no leste da Turquia após terremoto de 5.9 no último domingo. Crédito: Imagem divulgada pelo twitter
Destruição em Yedisu, no leste da Turquia após terremoto de 5.9 no último domingo. Crédito: Imagem divulgada pelo twitter

De acordo com o USGS, o epicentro do tremor ocorreu a 14 quilômetros de Yedisu e teve 10 quilômetros de profundidade no domingo. Casas nas aldeias Elmal e Dinarbey, que ficam no distrito de Yedisu foram parcialmente danificadas.

As autoridades turcas informaram que cerca de mil e trezentas tendas foram espalhadas pela região para que os habitantes permaneçam, enquanto as vilas e cidades em torno do tremor são checadas e os danos avaliados.

A AFAD relatou dezenas de tremores secundários após o evento principal, com intensidade inferior a 4.0 magnitudes.

Apesar de ser classificado como moderado, o sismo chegou perto de 6.0 e foi sentido em diversas províncias vizinhas povoadas, incluindo Erzurum, Trabzon, Erzincan, Kars, Batman, Diyarbakir, Siirt, Mardin, Elaz e Malatya sentiram o abalo.

O que dizem os pesquisadores
Segundo pesquisadores em terremotos da Universidade Dokuz Eylül, na Turquia, o terremoto na região de Bingöl, foi desencadeado pela famosa falha de Anatólia do leste, que se estende por essa região do país. Sabe-se que a falha tem potencial para criar terremotos intensos.

“É crucial não entrar em casas com sérios danos. Houve um grau perigoso de atividade sísmica na região localizada entre Erzincan e Karlova”, afirmou Hasan Sözbilir, diretor do Centro de Pesquisa em Terremotos da Universidade Dokuz Eylül.

A Turquia está entre as áreas de atividade sísmica mais elevada do globo e tremores são constantes. O país está situado sobre várias linhas de falhas ativas entre as placas tectônicas africanas e árabes.

Consulte a posição das placas tectônicas no globo terrestre em nosso mapa de monitoramento na home do painelglobal.com.br



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024