Siga-nos
Segunda-feira, 23 mar 2020 - 09h42
Por Maria Clara Machado

Terremoto moderado e réplicas atingem norte da Croácia

Um terremoto de 5.4 magnitudes, considerado moderado, atingiu o norte da Croácia no começo deste domingo. O tremor provocou danos, deixou pessoas desabrigadas e fez uma vítima fatal em Zagreb, capital da Croácia. O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) validou o abalo, que teve seu epicentro localizado a 3 quilômetros de Kasina e apenas 10 quilômetros de profundidade. Pelo menos duas réplicas foram validadas poucos minutos depois.

Destruição em Zagreb, capital da Croácia, após terremoto no domingo, dia 22. Outras réplicas ocorreram ao longo do dia. Crédito: Imagem divulgada pelo twitter @EWTNespanol<BR>
Destruição em Zagreb, capital da Croácia, após terremoto no domingo, dia 22. Outras réplicas ocorreram ao longo do dia. Crédito: Imagem divulgada pelo twitter @EWTNespanol

Réplicas
O USGS registrou uma réplica de magnitude 4.6, 37 minutos depois do principal abalo. Cerca de 40 minutos depois, ocorreu a segunda réplica, com magnitude 3.4. Ambas aconteceram na mesma região, próximo à Kasina e tiveram 10 quilômetros de profundidade.

As informações divulgadas pela imprensa internacional são de prédios destruídos e a morte de um adolescente. A torre da Catedral de Zagreb foi danificada.

As autoridades fizeram um apelo para que os desabrigados procurem casas de parentes e amigos e não fiquem nas ruas. A Croácia também enfrenta casos do novo coronavírus. O balanço atual é de 206 casos confirmados e uma morte.

Relatório Sísmico
O USGS registrou 82 abalos tectônicos nas últimas 48 horas em todo o globo terrestre. Do total, sete apresentaram magnitude moderada e um foi classificado forte. O terremoto mais forte foi de 6.1 magnitudes e ocorreu na região central do Pacífico leste, em alto mar, também neste domingo.

Acompanhe os terremotos que ocorrem ao redor do globo, em tempo real, acessando o Boletim Sísmico em painelglobal.com.br



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024