Siga-nos
Domingo, 13 out 2019 - 10h07
Por Maria Clara Machado

Tufão Hagibis provoca situação de catástrofe no Japão

O super tufão Hagibis atingiu o centro e o leste do Japão com ventos violentos de 200 km/h e chuvas torrenciais durante este sábado. Ele tocou o solo pela península de Izu. Até agora, 26 pessoas morreram, há 18 desaparecidos e 175 feridos, segundo balanço divulgado através da emissora NHK. Cerca de 27 mil policiais e militares estão mobilizados nas operações de resgate e o número de vítimas pode ser alterado a qualquer momento.

Destruição em Nagano, após inundações provocadas pela passagem do tufão Hagibis. Imagens divulgadas pela NHK Word News no twitter.
Destruição em Nagano, após inundações provocadas pela passagem do tufão Hagibis. Imagens divulgadas pela NHK Word News no twitter.

As informações divulgadas são de vários transbordamentos de rios, que resultaram em enormes enchentes, além de deslizamentos de terra. Os ventos intensos provocaram destelhamentos e danos em diversas construções.

A região de Nagano, na parte central do Japão, foi uma das áreas que registraram grave inundação, por conta de um dique que se rompeu e o consequente transbordamento do rio Chikuma.

Pelo menos 7 milhões de pessoas tiveram que deixar suas casas e estão refugiadas em ginásios recebendo ajuda.

Tóquio também foi atingido pelo tufão, o que paralisou grande parte do transporte e adiou importantes partidas esportivas. Na Baía de Tóquio, um cargueiro foi destruído, sete tripulantes estão desaparecidos e um morreu. Neste domingo, são 160 mil casas sem energia elétrica.

Veja algumas imagens divulgadas em canais do Youtube:

Desde o início da semana passada o super tufão Hagibis se deslocava pelo mar das Filipinas em direção ao sul do Japão. Hagibis chegou a atingir a categoria 5 na escala Sáffir-Simpson, com ventos superiores a 252 km/h.

O super tufão Hagibis foi considerado o mais intenso a se formar no Pacífico asiático nesta temporada até agora. A Agência de Meteorologia do Japão havia emitido alerto máximo com possível situação de catástrofe na semana passada.

Os resquícios de Hagibis avança pelo oceano contornando o nordeste do Japão e já enfraqueceram. O sistema deve perder mais força nas próximas horas deste domingo.



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024