Siga-nos
Sexta-feira, 30 ago 2019 - 10h06
Por Maria Clara Machado

Violenta erupção do Stromboli foi semelhante ao evento de julho

Uma erupção violenta do vulcão Stromboli, na ilha da Sicília, na Itália, assustou turistas e moradores da região na última quarta-feira. Esta é a segunda erupção de forte intensidade do Stromboli em menos de dois meses, diz o INGV. Toneladas de cinzas e detritos invadiram o mar com enorme força e um barco que se aproximava da região precisou fugir rapidamente. As imagens divulgadas pelas redes sociais impressionaram.

Erupção do vulcão Stromboli, na Sicília, no último dia 28 de agosto de 2019. Crédito: Divulgação twitter @AlesParravicini
Erupção do vulcão Stromboli, na Sicília, no último dia 28 de agosto de 2019. Crédito: Divulgação twitter @AlesParravicini


Segundo o Instituto Nacional de Geofísica de Vulcanologia (INGV) a fumaça do vulcão chegou a alcançar dois quilômetros de altura. Foi uma série de explosões súbitas prováveis na área centro-sul da cratera, até culminar no evento de maior intensidade, que gerou uma nuvem de cinzas de 2 quilômetros de altura. “Um fluxo piroclásitco desceu pela encosta e por várias centenas de metros para o mar”, disse o relatório do INGV.

Veja imagens da erupção vulcânica do Stromboli no dia 28 de agosto, divulgadas no Youtube:

Em erupções como estas, o fluxo piroclástico, também conhecido como onda piroclástica, composto por gás quente, cinzas e pedras é lançado em alta velocidade e normalmente é devastador. A temperatura do gás pode chegar a 1500°C.

O relatório divulgado pelo INGV no dia 28, quando ocorreu a erupção do Stromboli, observou uma semelhança de intensidade em relação à erupção ocorrida no dia 3 de julho, baseado em dados sísmicos. Durante a erupção de julho, um montanhista de 35 anos que escalava a montanha, foi atingido por pedras e morreu.

Mais imagens da erupção vulcânica do Stromboli em 28 de agosto, divulgadas no youtube:

Relatórios anteriores podem ser consultados em nossa seção Relatório Vulcânico, na home do painelglobal.com.br



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024