Siga-nos
Terça-feira, 14 abr 2020 - 09h50
Por Maria Clara Machado

Vítimas somam 32 em dezenas de tornados e tempestades nos EUA

A previsão de tempo severo com tornados potencialmente fortes já era anunciada pelo Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos na última sexta-feira. O fim de semana iria começar calmo, mas um grande sistema de tempestades pesadas era esperado entre o sábado e o domingo. Os alertas se confirmaram e dezenas de tornados e temporais atingiram o sul e leste dos Estados Unidos deixando 32 mortos até o momento.

Destruição em Monroe, na Louisiana, após passagem de tornados. Tempestades deixaram 32 mortos nos EUA em dois dias. Crédito da imagem Daniel McCarth, divulga pelo twitter @MicroCapONews<BR>
Destruição em Monroe, na Louisiana, após passagem de tornados. Tempestades deixaram 32 mortos nos EUA em dois dias. Crédito da imagem Daniel McCarth, divulga pelo twitter @MicroCapONews

Múltiplos tornados atravessam seis estados
Tornados causaram sérios danos no Mississipi e na Louisiana com inicialmente sete mortes registradas no domingo, segundo as autoridades.

Centenas de casas foram completamente destruídas nos condados de Lawrence, Walthall e Jefferson Davis, no sul do Mississipi. Ventos foram estimados em até 320 km/h na tarde do domingo, o que classificaria a passagem de pelo menos um tornado EF3, na escala de ventos Fujita.

Em Monroe, no norte da Louisiana, os relatos foram de 300 casas danificadas por um tornado forte e intenso, com ventos estimados em 165 km/h.

Através de radares, o Serviço Meteorológico constatou a presença de alguns tornados no sul do Mississipi por mais de uma hora, rastreados por 160 quilômetros.

Houve relatos de pelo menos 40 tornados do Texas à Carolina do Sul, segundo informações divulgadas pelo Serviço Meteorológico. Além de telhados que foram arrancados pela força dos ventos, muitas árvores caíram em estradas e milhares ficaram sem energia elétrica por conta das tempestades.

O número de vítimas fatais contabilizado subiu para 32 no final da segunda-feira, sendo no total 11 no Mississipi, 9 na Carolina do Sul, 8 na Geórgia, 2 no Tennessee, 1 no Arkansas e 1 na Carolina do Norte.

Veja imagens de moradores e autoridades no Mississipi, após onda de tornados no último domingo, dia 12, divulgadas pelo Youtube:

Tempo ameno
Após o enxame de tornados e dois dias de tempestades, a situação do tempo acalmou, mas resta a contabilização dos danos extensos e ajuda urgente aos desabrigados em meio ao cenário já difícil por conta da pandemia do novo coronavírus. O ar frio agora domina a região com queda nas temperaturas nesta terça-feira, dia 14.



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024