Siga-nos
Quinta-feira, 8 ago 2019 - 11h12
Por Maria Clara Machado

Vulcão Asama entra em erupção e alerta permanece no nível 3

O vulcão no Monte Asama, ao noroeste de Tóquio, entrou em atividade na noite de ontem depois de quatro anos inativo. As autoridades pediram para que a população mantenha distância da região.

Erupção do vulcão Asama lançou coluna de fumaça de quase 2 quilômetros de altura. Foto: divulgação twitter @Hispantv
Erupção do vulcão Asama lançou coluna de fumaça de quase 2 quilômetros de altura. Foto: divulgação twitter @Hispantv

Embora a erupção de ontem tenha sido considerada leve, o vulcão lançou uma coluna de fumaça e cinzas a mais de 1.800 metros de altura, observada entre as províncias de Nagano e Gunma. As informações são de que grandes rochas também foram lançadas para fora da cratera, mas felizmente não houve feridos.

Um raio de quatro quilômetros ao redor do Monte Asama pode ser afetado se a atividade do vulcão continuar, por isso a preocupação em evacuar a região. Além disso, há possibilidade dos ventos transportarem pequenas quantidades de rochas vulcânicas.

A Agência Meteorológica do Japão (AMJ) chegou a elevar o alerta de erupção de 1 para 3, mas nenhuma nova atividade aconteceu até o momento. O alerta permanece no nível 3, em uma escala que vai até 5, durante esta quinta-feira, dia 8.

Atividade vulcânica
A atividade vulcânica monitorada no Monte Asama estava menor neste começo de agosto, segundo a AMJ. Cerca de 10 tremores abaixo da cratera estavam sendo observados nos últimos dias na comparação com uma média de 50 por dia em julho.

Houve um aumento dos tremores abaixo da cratera nas últimas horas, após a erupção na noite de ontem, mas nenhum novo movimento aconteceu no topo da cratera por enquanto, avaliou a agência.

Acompanhe o relatório vulcânico de diversos vulcões do globo na página inicial do painelglobal.com.br



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024