Siga-nos
Sexta-feira, 27 mar 2020 - 16h31
Por Maria Clara Machado

Vulcão Sakurajima permanece em alerta amarelo no Japão

A Agência Meteorológica do Japão (JMA) mantém alerta amarelo para o vulcão Sakurajima, um dos mais ativos do país, depois que novas explosões ocorreram na cratera de Minamidake na semana passada. O vulcão está situado na ilha de Kyushu a poucos quilômetros da cidade litorânea de Kagoshima, no sul do Japão.

Imagem do vulcão Sakurajima ao fundo. Região está com aviso de não aproximação da cratera. Crédito: Imagem recente divulgada pelo twitter @BAN kagoshima
Imagem do vulcão Sakurajima ao fundo. Região está com aviso de não aproximação da cratera. Crédito: Imagem recente divulgada pelo twitter @BAN_kagoshima

O relatório da JMA atualizado informou que sete explosões ocorreram na cratera Minamidake, com emissões de dióxido de enxofre e material incandescente entre os dias 16 e 23 de março, na última segunda-feira. A incandescência foi visível todas as noites.

Foram registrados pelo menos 30 terremotos vulcânicos e 42 tremores associados a erupções neste período.

Ainda de acordo com o relatório, as plumas de cinzas subiram até 3 quilômetros acima da cratera e o material ejetado alcançou 1,7 quilômetros para longe do cume. Neste período o nível de alerta permaneceu 2, indicando a não aproximação da cratera.

O vulcão Sakurajima é um dos mais ativos do Japão e as explosões e atividades vulcânicas ocorrem com frequência. Os relatórios da JMA vêm mostrando explosões constantes pelo menos nos últimos três meses.

A última erupção do monte Sakurajima aconteceu no dia 8 de novembro de 2019, mas sem danos a província de Kagoshima. Alguns meses antes, em setembro, cinzas de outra erupção chegaram a atingir a cidade de Kagoshima.

Acompanhe outros relatórios atualizados de vulcões ao redor do globo em nossa home painelglobal.com.br



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024