Siga-nos
Quinta-feira, 4 jul 2019 - 09h46
Por Maria Clara Machado

Vulcão Stromboli apresentava explosões estrombolianas desde junho

O vulcão Stromboli, localizado na costa norte da Sicília, na Itália, está em erupção desde ontem, lançando cinzas para o alto e magma em direção as águas do Mediterrâneo. As informações divulgadas pela imprensa internacional até o momento são de um montanhista italiano morto, de um brasileiro ferido e da retirada de pelo menos 70 pessoas da região. O número de evacuação pode aumentar nas próximas horas, segundo a Marinha local.

Erupção do Vulcão Stromboli, na costa norte da Sícilia, Itália, ocorrido ontem, dia 3 de julho. Foto divulgada no Twitter @LiveWorld45
Erupção do Vulcão Stromboli, na costa norte da Sícilia, Itália, ocorrido ontem, dia 3 de julho. Foto divulgada no Twitter @LiveWorld45

O Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia (INGV) reportou em seu último relatório, atividade do Stromboli no período entre 30 de junho e 2 de julho. Desde o mês passado, já ocorriam explosões estrombolianas de baixa a média intensidade dentro da cratera.

Também no penúltimo relatório do INGV, o vulcão Stromboli apresentou atividade semelhante, nos dias 3, 6 e 9 de junho.

Explosões deste tipo podem durar segundos à minutos, intercaladas por fases mais longas. A cada explosão massas de gases vão sendo libertadas pelo magma até levar a chegada de bolhas de gás à superfície e a projeção da lava. Todo material pode ser lançado a centenas de metros de altura. Como as bolhas de gás se formam em profundidade, sabe-se que a previsão da ocorrência das explosões é bastante difícil.

A ilha de Stromboli é uma região turística que recebe muitos visitantes para conhecer o cume do vulcão. Os montanhistas chegam até o pico do vulcão para observar a cratera de perto. Na região moram cerca de 500 pessoas, mas no verão, com a presença dos turistas, o número de pessoas pode chegar a 10 mil na ilha.

O Stromboli registra constantemente erupções menores, que muitas vezes são vistas de pontos da ilha e do mar. Uma última grande erupção ocorreu em 2003.

Saiba mais
Consulte os relatórios vulcânicos anteriores de Stromboli na seção Relatório Vulcânico, aqui em painelglobal.com.br.



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024