Siga-nos
Sábado, 20 jul 2019 - 12h19
Por Maria Clara Machado

Vulcão Ubinas explode e pluma sulfúrica atinge estados do Brasil

O vulcão Ubinas, no Peru, entrou em erupção ontem e uma extensa nuvem de material sulfúrico começou a se espalhar por estados do Brasil na madrugada deste sábado, dia 20 de julho.

A imagem do satélite METEOSAT mostra a pluma vulcânica entre a costa de São Paulo e do Rio de Janeiro, que está avançando em direção ao mar.

As correntes de vento são as responsáveis por trazer a nuvem de cinzas até o Brasil. Ela pode causar transtornos ao transporte aéreo, mas é pouco visível a população, pois está em grande altitude.

Veja como foi a erupção do Vulcão Ubinas, no Peru:


“A nuvem vulcânica é formada por dióxido de enxofre em grande altitude, que não representa perigo de intoxicação por estar muito dissipada”, explica o diretor do Apolo11, Rogério Leite.

“Caso houvesse uma precipitação da nuvem sobre as cidades, aí sim poderia ser observado um pó nos carros e nas ruas, por exemplo, mas ainda assim sem risco à saúde”.

Previsão de deslocamento da pluma sulfúrica do vulcão Ubinas, segundo o Serviço Meteorológico Nacional, da Argentina.
Previsão de deslocamento da pluma sulfúrica do vulcão Ubinas, segundo o Serviço Meteorológico Nacional, da Argentina.

Ontem, as autoridades do Peru ordenaram a evacuação de centenas de pessoas que moram ao redor do vulcão. Ubinas está situado a 1.250 quilômetros ao sul de Lima. Ele é o mais ativo do país e não registrava erupções desde 2017.

Segundo o Instituto Geofísico do Peru (IGP), foram duas fortes explosões e o vulcão permanece ativo, por isso recomendou passar o nível de alerta vulcânico de amarelo para laranja. A coluna de fumaça chegou a atingiu cerca de 6 mil metros de altura.



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024