Siga-nos
RELATÓRIO VULCÂNICO
Vulcão Laguna del Maule (Chile)
05 Apr 2023

O SERNAGEOMIN informou que o aumento da sismicidade em Laguna del Maule foi registrado pela primeira vez por volta de 1800 em 30 de março. As estações de monitoramento sísmico registraram um enxame de 300 terremotos vulcano-tectônicos que ocorreram em uma área alongada na direção NW-SE a aproximadamente 10 km a SW da cratera a uma profundidade de até 8 km. Estes eventos foram associados a processos de fraturamento de rochas. A partir de 3 de abril houve um aumento na magnitude dos terremotos em M 2,5, M 2,8 e M 2,9 em profundidades de 4,5-8 km. O nível de alerta foi elevado para amarelo, o segundo mais baixo em uma escala de quatro cores em 3 de abril. Fonte: Servicio Nacional de Geolog ay Miner a (SERNAGEOMIN)


Relatórios Anteriores
29 Dec 2021

SERNAGEOMIN relatou que a inflação em Laguna del Maule continuou em uma área SW do lago durante 1-15 de dezembro, embora a deformação tenha diminuído desde outubro com uma taxa máxima de 1,88 centímetros por mês. As taxas de deformação durante novembro e dezembro foram comparáveis às registradas antes de 2019. O número de eventos vulcanotectônicos também diminuiu, o maior evento foi um M 2.3 localizado a 4,1 km ESE do centro do lago em uma profundidade de 6,1 km. O nível de alerta para Laguna del Maule foi reduzido para verde, o nível mais baixo em uma escala de quatro cores, em 24 de dezembro. ONEMI cancelou o Alerta Amarelo para San Clemente e lembrou ao público para ficar 1 km de distância da área que produzia emissões anômalas de dióxido de carbono, cerca de 5 km a SW da margem do lago. Fontes: Oficina Nacional de Emergencia-Ministerio del Interior (ONEMI), Servicio Nacional de Geolog ay Miner a (SERNAGEOMIN)24 Mar 2021

SERNAGEOMIN relatou que de 1 a 15 de março a rede sísmica de Laguna del Maule registrou um total de 123 terremotos vulcânicos tectônicos. O maior evento foi um M 2.4 local localizado a 8,2 km WSW do lago, a uma profundidade de 4,4 km. Um evento de tremor também foi registrado. Medidas recentes de emissão de dióxido de carbono mostraram uma tendência de aumento e que a área de emissões anômalas havia se expandido. As taxas de deformação foram superiores às médias máximas. O nível de alerta permaneceu em amarelo, o segundo nível mais baixo em uma escala de quatro cores. ONEMI manteve um Alerta Amarelo para San Clemente e recomendou acesso restrito em um raio de 2 km do centro de emissões elevadas de dióxido de carbono. Fontes: Oficina Nacional de Emergencia-Ministerio del Interior (ONEMI), Serviço Nacional de Geolog ay Mineiro a (SERNAGEOMIN)24 Feb 2021

SERNAGEOMIN relatou que durante 1-16 de fevereiro, a rede sísmica em Laguna del Maule registrou um total de 533 terremotos vulcânicos tectônicos. Dois enxames de terremotos foram registrados durante 15-16 de fevereiro, os maiores eventos foram de magnitude local 3,1 e foram localizados 9,1 e 8,8 km a SW do lago a uma profundidade de 1,9 km. Os epicentros estavam próximos à área, produzindo emissões anômalas de dióxido de carbono. Enxames foram registrados em junho e dezembro de 2020 e janeiro e fevereiro de 2021, com os maiores eventos ocorrendo durante o enxame mais recente. A maior taxa de inflação nos 30 dias anteriores foi de 2,3 cm / mês, registrada na estação mais próxima do centro de deformação. O maior deslocamento horizontal foi estimado em 1,4 cm / mês de uma estação logo a SW do centro. Os dados do InSAR mostraram principalmente concordância na magnitude e distribuição dos dados de deformação baseados no solo. No geral, as taxas de deformação foram superiores às médias máximas. Em 22 de fevereiro, o nível de alerta foi elevado para amarelo, o segundo nível mais baixo em uma escala de quatro cores. ONEMI declarou um Alerta Amarelo para San Clemente e recomendou acesso restrito em um raio de 2 km do centro de emissões elevadas de dióxido de carbono. Fontes: Oficina Nacional de Emergencia-Ministerio del Interior (ONEMI), Serviço Nacional de Geologia Mineiro a (SERNAGEOMIN)11 Nov 2020

SERNAGEOMIN relatou que 10 terremotos vulcânicos tectônicos de baixa magnitude foram detectados no Complexo Vulcânico Laguna del Maule durante 16-31 de outubro, a sismicidade foi baixa na região onde um enxame ocorreu em junho.

Os dados de satélite não mostraram nenhuma deformação, alterações de superfície, emissões de gás ou anomalias térmicas.

Em 6 de novembro, o nível de alerta foi reduzido para verde, o nível mais baixo em uma escala de quatro cores.

ONEMI cancelou o Alerta Amarelo para San Clemente, mas declarou um? Aviso Prévio Preventivo? garantindo a vigilância contínua da área e a coordenação dentro do Sistema de Proteção Civil.

Fontes: Oficina Nacional de Emergencia-Ministerio del Interior (ONEMI), Serviço Nacional de Geologia do Mineiro (SERNAGEOMIN)30 Sep 2020

SERNAGEOMIN relatou que durante 1 a 15 de setembro a inflação continuou a ser detectada no Complexo Vulcânico Laguna del Maule, embora a uma taxa inferior de 0,7 cm por mês, que está abaixo da média de 2 cm por mês para este ano.

A sismicidade no setor S foi baixa em número e magnitude de eventos.

O nível de alerta permaneceu amarelo, a segunda cor mais baixa em uma escala de quatro cores, pois a atividade permaneceu acima das linhas de base.

ONEMI recomendou acesso restrito em um raio de 2 km do centro de emissão.

Fontes: Oficina Nacional de Emergencia-Ministerio del Interior (ONEMI), Serviço Nacional de Geologia do Minerador a (SERNAGEOMIN)08 Jul 2020

SERNAGEOMIN informou que, embora o número e a magnitude dos terremotos tenham diminuído entre 20 e 30 de junho, a sismicidade no Complexo Vulcânico Laguna del Maule continuou a permanecer anormalmente elevada no leste até 7 de julho.

A localização da atividade permaneceu em uma área de cerca de 5 km de diâmetro, próximo à interseção de duas falhas perto de Las Nieblas, e correspondeu a níveis elevados de emissões de dióxido de carbono.

O nível de alerta permaneceu em amarelo, a segunda cor mais baixa em uma escala de quatro cores, o ONEMI recomendou o acesso restrito em um raio de 2 km do centro de emissão.

Fontes: Escritório Nacional de Emergência do Ministério do Interior (ONEMI), Serviço Nacional de Geologia e Mineiro (SERNAGEOMIN)24 Jun 2020

O Observatório Vulcanológico SERNAGEOMIN dos Andes Meridionais (OVDAS) do Chile e o Observatório Argentino de Vigilância Vulcânica (OAVV) da SEGEMAR relataram atividade anômala no Complexo Vulcânico Laguna del Maule.

Níveis elevados de dióxido de carbono foram detectados em uma área a sudoeste do lago da caldeira, ao longo da parte inferior do rio Cabecera de Troncoso, a cerca de 5 km da margem do lago.

As emissões de dióxido de carbono foram medidas em fevereiro de 2020 e notavelmente elevadas em relação às medições de março de 2019.

Uma área impactada possivelmente se estendeu até 500 m do ponto que representa a maior taxa de emissão de dióxido de carbono.

Três enxames de terremotos vulcão-tectônicos (VT) registrados em meados de junho estavam localizados principalmente na área de Las Nieblas, SW do lago, a profundidades de 2 a 8 km.

O primeiro começou às 0340 de 11 de junho e totalizou pelo menos 400 eventos.

O segundo enxame iniciado em 2338 em 12 de junho foi caracterizado por 121 eventos, localizados a 8,8 km W da cratera.

O terceiro enxame começou às 2334 em 15 de junho e foi caracterizado por 190 eventos localizados a 10,4 km a sudoeste da cratera.

Todos os terremotos foram pequenas magnitudes, o maior evento foi um local M 2,5.

Em 18 de junho, o nível de alerta foi elevado para amarelo, a segunda cor mais baixa em uma escala de quatro cores, a ONEMI recomendou restringir o acesso em um raio de 2 km do centro de emissão.

A atividade sísmica continuou sendo registrada, embora em magnitudes menores.

Fontes: Escritório Nacional de Emergência do Ministério do Interior (ONEMI), Serviço Geológico Mineiro Argentino (SEGEMAR), Serviço Nacional de Geologia e Mineiro (SERNAGEOMIN)

Localização do vulcão Laguna_del_Maule
Os relatórios vulcânicos são atualizados semanalmente.

Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024