Anônimo    Nova Friburgo / Bom Jardim - RJ em 02/06 - 16h16   
Tava lendo algumas coisas aqui e achei interessante.

Em 1541 a vila de São vicente (São Paulo) foi tomada por um tsunami onde destruiu a vila com ondas de 8m.

[Ver site]

[Ver site]

Tem mais sites que falam sobre isso.

Ultimamente o limite das placas africana e sul americana andam meio agitadas.

Naquela época não havia cidades no litoral do Brasil que pudessem registrar o fato também, será que se isso realmente aconteceu foi apenas local como o tremor ocorrido em 2008 de 5,2 graus ou pode ter sido um tremor no limite das placas do atlântico atingindo toda a costa brasileira?

Anônimo Nova Friburgo / Bom Jardim-RJ comentou em 02/06 - 23h56
Obrigado pelas informações gente.
Anônimo Santos-SP comentou em 02/06 - 21h59
Como esses da foto ao lado? Não sei quem é o autor. Tem alguns passeios ligados ao ecoturismo, em cubatão com certeza. vou ver se digitalizo e te mostro. Foi um trabalho que fiz, saimos do Deck do pescador em São vicente e corremos mais para dentro em direção a Serra, depois até a entrada de Cubatão. É lindo, apesar de também ver muita coisa triste.
Anônimo Santos/SP-SP comentou em 02/06 - 20h14
Não Sandra, ainda não...eu não sabia que havia esse passeio, já faz tempo que procurei informações de como entrar lá no meio rsrs, mas não encontrei nada, quero ir pois sei que há guarás-vermelhos.

Quero ver suas fotos!

Anônimo Santos-SP comentou em 02/06 - 19h58
Meire, vc já navegou pelos canais dos mangues? Tenho umas fotos que tirei para um trabalho que fiz, faz tempinho.rs.. É que não estão digitalizadas... Mas, vc que gosta de fotografia, iria adorar, se é que já não foi.
Anônimo Santos/SP-SP comentou em 02/06 - 19h38
Belas palavras Sandra, obrigada Ana.
Anônimo Santos-SP comentou em 02/06 - 19h33
Meire, nasci aqui em Santos e já vi muita coisa, não só na beira do mar. Vc conhece a região dos mangues da Baixada? É maravilhoso. Bem, o caso é temos um ecossistema incrível e ali está o termômetro, diria o coração. Nosso maior problema não é apenas esses eventos naturais, mas o tanto que já danificamos esse ecossistema. Alguns desses eventos que antes poderia ocasionar algum dano, hoje poderia ocasionar muito mais. Esse terremoto que vc menciona eu senti. Estava sentada escrevendo no computador e a cadeira tremeu. Como moro em casa, tentei ouvir o "caminhão" passando. E nada. Depois, no msn, amigos falaram que também haviam sentido. Depois é que soubemos do terremoto. Como digo, tudo pode acontecer. Quebrando paradigmas, digo que o Brasil, como qualquer lugar do planeta, não está livre de nada. Apenas, as possibilidades são menores. Afinal, nosso planeta é vivo... Ainda jovem e caminha em seu ciclo de evolução, dentro do nosso sistema solar.
Anônimo - comentou em 02/06 - 19h27
A matéria cita também o fato ocorrido em São Vicente.
Anônimo - comentou em 02/06 - 19h25
Estive pesquisando sobre sismos no Brasil e encontrei essa matéria [Ver site] que fala sobre registros de sismos desde a colonização, a implantação de equipamentos e iclusive tem um mapa mostrando os tremores ao longo dos anos. Gostaria de salientar que ao observar o mapa, dá a impressão de que os sismos aumentaram, porém, como explica o texto, não ocorreu um aumento e sim há um maior número de instrumentos de medições do que havia a 500 anos atrás.
Anônimo Santos/SP-SP comentou em 02/06 - 19h03
Moro em a 2 anos e meio em Itanhaém, uma quadra do mar, as vezes acordo de madrugada com o som dele, em dias de ressaca por exemplo as ondas sempre alcançam os quiosques. Eu tinha muito medo mas aprendi e entendi o que é normal e o que não é. Vigio o mar sim, rsrsrs e se necessário, caso um fenômeno venha a acontecer o que posso fazer é voltar para SP. Mas por enquanto deixo uma escada na entrada do sotão rsrsrs! E de olho no PG!

Um colega minha que sempre morou aqui em Itanhaém, sentiu o tremor de 5.2 que houve, me disse que acordou com a cama chacoalhando, mas não houve estragos ou vítimas. [Ver site]

Anônimo Santos-SP comentou em 02/06 - 18h52
Olá Bruno. De fato ninguém pode ainda dizer o que aconteceu. Até hoje não temos sismógrafos cobrindo nosso território..rs.. imagina naquela época, onde tudo era castigo de Deus. Muitas são as histórias que ouço, mas que houve um maremoto é fato e só consta porque já havia uma vila no local e isso possibilitou hoje estarmos contando essa história. Os registros sobre isso não podem ser contestados, inclusive informações em cartas sobre documentos que foram perdidos devido ao fato. Mas, nada consta falando de tremor, não parece que foi provocado por terremoto na placa Africana, a não ser que tenha sido tudo ao mesmo tempo... o que seria muito castigo. O que seria mesmo um castigo dos Deuses por terem resolvido habitar a nossa terra. Tudo isso, sempre me leva a mesma questão (é que já falei sobre isso aqui), se aconteceu uma vez, há 500 anos, quem disse que não pode acontecer novamente? A diferença é que hoje temos recursos para monitorar, mas não temos planejamento algum para uma possível evacuação, por exemplo, ou mesmo local para proteger tanta gente, como temos visto em outros lugares do mundo, onde esses eventos da natureza são mais constantes.
Anônimo Athenas , Frankfurt ,SP-SP comentou em 02/06 - 18h23
Boa noite a todos do PG! Bruno, eu acho que muitos fatos isolados acontecidos antes de 40 anos atrás, nem eram muito divulgados ou regitrados, pois a mídia era mais do que lenta... Eu, quando tinha 5 anos, presenciei com minha família ondas gigantes em Peruíbe - SP, que arrastou carros ( inclusive a dos meus pais ) e invadiu boa parte da cidade, tudo ficou cheio de areia, lama e água salgada. Só nos salvamos pq meus pais, quando viram as ondas correram para um morro de pedras . tenho medo de mar até hj por causa disso..rss. Já procurei na Net sobre isso e náo achei nada...
Anônimo - comentou em 02/06 - 17h05
Boa tarde Bruno, eu já tinha ouvido falar neste caso, mas desconfio que o fenômeno ocorrido pode ser semelhante ao que ocorreu aqui em Floripa há um par de anos, por ocasião de um choque térmico causado quando da entrada de uma frente fria, já que no 1° site citado, o fenômeno aparece acompanhado por outros fenômenos meteorológicos com oa tromba dágua. arautodofuturo.wordpress.com/2009/11/20/tsunami-no-pantano-do-sul-olholho-nunca-vi-dissu









Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024
Política de Privacidade