Anônimo    Itabuna - BA em 07/06 - 15h39   
Todos os anos, no início de junho, centenas de meteoros aparecem no céu. A maioria é invisível, porém, porque o sol está acima do horizonte, enquanto a chuva é mais intensa. Esses meteoros são chamados Arietids. O fluxo de um ponto radiante na constelação de Áries, que fica apenas a 30 graus do Sol, em junho.

Arietid atingem a atmosfera da Terra com uma velocidade de 39 km / s (87.000 mph). Ninguém sabe ao certo de onde estes meteoros vêm. As possibilidades incluem asteróide rasante 1566 Ícaro, Comet 96P/Machholz, e a família de cometas Kreutz rasante. O fluxo de resíduos é bastante amplo: a Terra está dentro dela desde o final de maio até início de julho. Na maioria dos anos, os picos são em 7 ou 8 de junho.

Se você quiser ver um Arietids tentem olhar um pouco antes do nascer do sol. Os aumentos Arietid aparecem no oriente cerca de 45 minutos antes do sol. (Isto é verdadeiro para os observadores nos dois hemisférios da Terra, norte e sul). Arietids na madrugada tendem a ser "Earthgrazers" - meteoros que passam horizontalmente através da atmosfera superior perto do horizonte. Espetacular Earthgrazers são geralmente lento e brilhante, listram do outro lado do céu - vale a pena acordar para ver.

Ao lado as imagens mostram as áreas do céu ao redor do Arietid radiante (indicado por um ponto vermelho), como pode ser visto a partir de latitudes norte e sul, a quatro horas em 07 de junho e 8.










Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024
Política de Privacidade