Administrador    São Paulo - SP em 09/06 - 06h21   
Apenas para constar: No momento, baixíssima atividade ionosférica, mas o sismômetro continua sofrendo interferências.

Anônimo - comentou em 09/06 - 15h35
Valeu Felipe, estamos todos curiosos. Por favor Rogério, nos mantenha informados quando surgirem avanços nas pesquisas e dese já muito obrigado.
Anônimo Recife-PE comentou em 09/06 - 14h08
Boa tarde pessoal! Olá Rogério, obrigado pelos esclarecimentos. Olá Luciano, gostei muito das suas indagações. Eu também estou com muitas dúvidas sobre isso. Acho que a pergunta prioritária é: o que é isso? São microssismos? Eu espero que sim, porque daí os cientistas terão um direcionamento para buscar as origens, mesmo que isso leve bastante tempo como esclareceu o Rogério.
Anônimo - comentou em 09/06 - 12h55
Boa Tarde pessoal, apesar de ser leigo no assunto, será que os sismômetros estão detectando uma manifestação que esteja ocorrendo no interior do planeta que até então não ocorria? Se realmente são microssismos, porque será que estão ocorrendo ultimamente? E onde seria sua origem? Através da correlação das informações obtidas nos diferentes sismógrafos seria possível mapear os hipocentros? desculpem pela enxurrada de perguntas.
Administrador São Paulo-SP comentou em 09/06 - 12h50
Olá Felipe, próximos às áreas costeiras, os microssismos podem ser induzido pelo movimento do oceano. Em outras localidades podem ser devido à instablidades localizadas. No entanto, existem uma série de movimentos que podem gerar microssismos, entre eles o vulcanismo. O estudo da causa desses fenômenos é extremamente complexo e envolve bastante tempo, muitas vezes sem chegar a uma conclusão definitiva.
Anônimo Recife-PE comentou em 09/06 - 11h43
Bom dia Rogério e a todos os colegas do PG. Caso seja "comprovada" a hipótese de microssismos, existe literatura que esclareça as possíveis origens desse tipo de fenômeno?
Administrador São Paulo-SP comentou em 09/06 - 11h22
Bom dia a todos. Estou aguardando uma resposta do prof. Alan Jones, que foi quem desenvolveu este tipo de sismômetro. Estou bastante inclinado a acreditar que se trata de microssismos. Vou aguardar. [Ver site]
Anônimo Santos-SP comentou em 09/06 - 10h17
Poxa Mari, que sincronismo..rs
Anônimo Santos-SP comentou em 09/06 - 10h09
Bom dia amigos... Vinicius, tive que postar pois estava pensnaod nisso. E vendo o post da Aurora, sobre as partículas de elétrons, fiquei com uma dúvida, que talvez o Rogério possa responder, se isso de forma alguma poderia influenciar nesses sismometros, já que são tão sensíveis.
Anônimo - comentou em 09/06 - 10h02
Bom dia Vinícius ! Desconheço essa informação, ms reconheço a sensibilidade do equipamento, j´que consegue captar há milhares de km de distância um pequeno sismo na outra parte do globo, mas smente nosse especialista, Rogerio, para poder te responder precisamente.
Anônimo Lindoia-SP comentou em 09/06 - 09h34
Bom dia! Desculpe a minha ignorância, mas o sismômetro pode estar registrado algum tipo de atividade atmosférica ou planetária que desconhecemos ser possível ele registar?
Anônimo Duque de Caxias-RJ comentou em 09/06 - 09h08
Belo monitoramento Mari, parece que estão fazendo mesmo manutenção.
Anônimo Belo Horizonte-MG comentou em 09/06 - 08h59
Bom dia. Pertinente observação. Também estou intrigado com esse fenômeno. Em outra ocasião, a razão para tais interferências foram atribuídas às altas atividades ionosféricas...
Anônimo - comentou em 09/06 - 08h55
Neste exato momento, até abriram o equipamento para manutensão. Acho que para eles também está sendo uma incognita.
Anônimo - comentou em 09/06 - 08h54
Bom dia Rogerio ! Não é um fato isolado é? Ou seja, outros sismômetros de outras regiões, de outros continentes também apresentam a mesma ocorrência? Se não é causado pela atividade na ionosfera, não seria realmente a captação de baixa atividade em camadas mais profundas da Terra? Esta imagem é do sismômetro da Romênia, parece apresentar o mesmo tipo de ocorrência, ou estou enganada ?
Anônimo - comentou em 09/06 - 07h33
Bom dia, ainda gelado em São Bernardo do Campo e também notei a mesma coisa sobre o sismômetro.













Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2019
Política de Privacidade