Anônimo    Brasilia - DF em 06/07 - 09h37   
outra foto mais próxima cometa sendo engolido pelo sol

Anônimo Cuiabá-MT comentou em 07/07 - 00h14
Hummmm, legal as explicações. Obrigado a todos.
Anônimo Vitória-ES comentou em 06/07 - 13h22
O video ao lado mostra que por volta de 22:00 ocorreu o rompimento de uma linha do campo magnetico do sol(quando o cometa estava bem longe). Logo começou a surgir uma labareda na superficie do sol e depois de quase 10 horas é que ocorreu uma explosão solar, sem nenhuma relação com o cometa.
Link

Administrador São Paulo-SP comentou em 06/07 - 12h40
Olá Silvio. É importante lembrar que manchas solares não atraem cometas. Os objetos são arremessados ao Sol devido ao campo gravitacional. Disse "arremessados", pois o termo "puxados" não é o mais apropriado desde que Einstein formulou a Teoria da Relatividade. Se pensar em termos de física clássica eles são "puxados" pela "força gravitacional" do Sol.
Anônimo Cuiabá-MT comentou em 06/07 - 12h22
Será que a atração magnética da mancha solar seria suficiente para poder prender o cometa em seu campo e atraí-lo para sua proximidade? (Mesmo sendo pulverizado a milhares de km de distância!) A pulverização do cometa seria expelida ou sugada pela atração magnética solar? O cometa foi pulverizado, e estas explosões aconteceram com maior intensidade hoje. A mancha solar não poderia formar um cano de atração para estas particulas do cometa, que puxa elas para o sol, e depois repele ao entrar com impacto deste gás, atraído dentro do cano magnético? Tipo este gás formado não é expelido pois alcançou o cano magnético da mancha solar, e foi sugado por este e quando chega no sol este gás que proveio do cometa causa a sua maior atividade... (Ah não sei se soube me fazer entender por todos, depois tentarei explicar melhor.), enquanto se alguém souber falar mais sobre isto, agradeço.
Anônimo Cuiabá-MT comentou em 06/07 - 11h55
Obrigado Ana, consegui ver o sol com varios frames agora... Bjs...
Anônimo Cuiabá-MT comentou em 06/07 - 11h48
Ahh ja atualizou, o primeiro frame do gif nao esta mais aparecendo, ainda bem que eu salvei antes de atualizar no APOLO11. Vejam a imagem que me refiro, sobre parecer um impacto,(Obs.: Entendo que impacto direto não ocorre.).
Anônimo - comentou em 06/07 - 11h42
Silvio segue o link: [Ver site]
Anônimo - comentou em 06/07 - 11h38
Obrigada Aurora, tenha um ótimo dia!
Anônimo Cuiabá-MT comentou em 06/07 - 11h37
Blz Marcos, mesmo não colidindo com o sol, não poderia gerar um tipo de interferencia no andamento das explosões? (Mesmo o sol sendo com campo gravitacilnal muito forte). Ana obrigado pela resposta, se reparar a explosão, parece ter sido de impacto, veja o gif inteiro no Apolo11, se formou parecendo o impacto de uma bomba atomica (apesar que entende-se impacto varios milhares de km de distancia do sol, mas proximo o suficiente para gerar um flame). Esta pergunta sobre EMC é pertinente as duvidas do Tião também. Veja no link antes de atualizar ([Ver site] ), acho que vai ficar até o meio dia este gif, aproveitem e copiem para a maquina de vcs. Mas outra questão: Alguem sabe o site que ficam armazenados estes gifs? A sequencia tipo buscando por dia mes e ano para poder ver todos? É que vivo salvando todos os dias as Gifs que aparecem no APOLO11 e as vezes perco alguns horarios.

(To virando colecionador das imagens do sol que são muito belas, rsss)

Anônimo Lindoia-SP comentou em 06/07 - 11h37
O objeto sublimou completamente antes que pudesse atingir o Sol. ....Pergunta!...o que acontece com as moléculas desse gelo que virou gás? Ficam no sol por causa da atração gravitacional ou são lançados para o espaço?
Anônimo Guarujá-SP comentou em 06/07 - 11h28
KKKK, Rogério, postamos ao mesmo tempo!
Anônimo Guarujá-SP comentou em 06/07 - 11h27
Ana, estou na campanha de atribuir a vc o termo Colaboradora! Os profs entendem que dividir e trocar conhecimento é natural e espontâneo. Marcos, ressaltou bem sobre "colisões" de cometas. Admin lá embaixo lembrou-nos do fenômeno que ocorre, a SUBLIMAÇÃO, de tão quente as coisas estão lá no Sol, hehehe... do sólido direto p/ o gasoso, sssshhh....! Bom, vou indo p/ o trabalho. ótima tarde a Todos!
Administrador São Paulo-SP comentou em 06/07 - 11h25
Olá pessoal, como disse o Marcos Passetti, não houve qualquer colisão. Isso está explicado em dois ou três posts abaixo ou então aqu: [Ver site] Depois, divulguem esse link entre outros sites e redes sociais.
Anônimo - comentou em 06/07 - 11h15
Silvio, não posso te afirmar com absoluta certeza, mas, pelo que tenho acompanhado, pude notar que essa região já estava dando sinais de maior atividade desde ontem (05/07) pela manhã, antes mesmo de o cometa aparecer, indicando uma explosão no mínimo de classe C ou M, é a região da mancha 1244. Vou pesquisar mais detalhes...
Anônimo jose bonifacio-SP comentou em 06/07 - 11h12
Pessoal cometas nao colidem com o sol, eles se desintegram antes da colisao
Anônimo - comentou em 06/07 - 10h55
Bom dia! complementando,segue texto excelente sobre os cometas "kamikazes".. [Ver site]
Anônimo - comentou em 06/07 - 10h53
Obrigada Meire, é que gosto de "explicar", acho que é instinto de professora rsrs, mas para ser colaboradora acho que ainda tenho muita coisa para aprender. E Aurora, realmente é curioso, e ao mesmo tempo espetacular, não é!!!
Anônimo Cuiabá-MT comentou em 06/07 - 10h49
Interessante... Será que foi isto que causou esta explosão? Veja a foto - Esta imagem esta neste momento no Apolo11. Onde da pra ver depois que sair de lá?
Anônimo Guarujá-SP comentou em 06/07 - 10h28
Neste vídeo ficou curioso: os flares no momento da aproximação de dois cometas: ¨¨ [Ver site] ¨¨
Anônimo Santos/SP-SP comentou em 06/07 - 10h26
A Ana merece o título de "colaboradora" , muito atenciosa e inteligente :)
Anônimo Vitória-ES comentou em 06/07 - 10h25
P/ que não consequiu assistir ao video do cometa, segue ao lado. O detalhe é que a explosão solar ocorre bem antes de o cometa chegar no anteparo preto.
Link

Anônimo Guarujá-SP comentou em 06/07 - 10h18
Pois é, Ana...são pedaços bem menores que a Terra, que por sua vez é bem pequena em relação ao Sol. Nem chega perto da estrela, são destruídos muito, muito longe, dentro dos padrões de medida humanos, né? Medidas astronômicas encanta diante do nosso cotidiano! Vou ver os links que deixou, abraços!
Anônimo - comentou em 06/07 - 10h12
Bom dia a todos! Gostaria de fazer algumas observações sobre a colisão do cometa com o Sol. Para quem não sabe, há alguns séculos atrás um grande cometa se desintegrou dando origem a vários fragmentos, tanto grandes como pequenos, e estes, ocasionalmente voltam a passar perto do Sol, onde alguns são sugados pela força gravitacional da estrela e outros continuam sua trajetória voltando de tempos em tempos. Esses objetos são chamados de cometas rasantes da familia Kreutz [Ver site] . É muito comum esse tipo de colisão e nem sempre causam uma EMC e mesmo que cause, acho que isso não acarreta em nada, pois é um processo natural que sempre ocorre [Ver site] ... [Ver site] .O interessante, é a oportunidade que temos de acompanhar esses espetáculos que o universo nos proporciona gratuitamente (para quem gosta, é claro). Espero ter ajudado. Abraço a todos
Administrador São Paulo-SP comentou em 06/07 - 09h49
Olá Norbex, você poderia ter colocado essas imagens no mesmo post aberto abaixo.













Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2019
Política de Privacidade