carmen    são paulo - SP em 10/07 - 12h33   
Boa tarde a todos. Sei que há um post mais abaixo da Thais falando do assunto, mas resolvi elevar o assunto do vulcão Katla, pois se há um vulcão que me dá muito medo, é este. Sabiam que ele tem uma caldeira com absurdos dez quilómetros de largura?

Pois bem, os vulcanólogos islandeses prevêem que em caso de erupção, o Katla originará nuvens de cinza de dimensões tão imensas que poderão afectar o tráfego aéreo em todo o Hemisfério Norte durante vários e vários meses seguidos.Lembram do Eyja.... o irmãozinho pequenininho?

Os modelos matemáticos também indicam que uma possível erupção levaria ao degelo do glaciar por cima do Katla , os cientistas islandeses preveem que provocaria a formação de uma onda gigantesca de uns 30 metros de altura !!!Aiaiaia...Hoje parece que o monstrinho continua a dormir, mas vamos ficar atentos !!! Segue o link de um vídeo de hoje- 10.07.2011

Anônimo Santos/SP-SP comentou em 10/07 - 18h11
Sandra, não sei te responder rsrs, mas como eu disse lá em baixo, as Ilhas Kermadec andam agitadas...encontrei este link de monitoramento do vulcão Raoul. [Ver site] Bjs.
Anônimo Santos-SP comentou em 10/07 - 17h59
Já que o assunto aqui é vulcão, será que posso fazer uma pergunta sobre outra localidade, que está pertubando os neurônios que me restam? É sobre as Ilhas Kermadec. Esses dias respondendo para o *SILVIO*, sobre records de terremotos com magnitude de 5.0 a 5.9 em um período, eu demonstrei que é sim até comum termos vários em curto período. Porém, sempre fico alerta, quando eles se dão em sequência em um curto período de tempo em um mesmo lugar. o que acontece hoje lá, é devido ao terremoto muito forte da semana passada. Porém, minha dúvida é se pelo fato daquelas ilhas serem vulcânicas, se isso não poderá desencadear essa atividade por lá?
Anônimo Santos/SP-SP comentou em 10/07 - 16h26
Ótimas ilustrações e explicações Everton.
Anônimo Vitória-ES comentou em 10/07 - 15h57
A Katla esta abaixo do glaciar Mýrdalsjökull e sua caldeira com 10km de diametro é fechada por gelo e outros sedimentos. Então cada erupção pode sair por uma fissura diferente. Por isso vemos nos videos varios buracos. é o ponto por onde a lava ou vapor conseguiu sair. Ao lado temos a grande caldeira e varios buracos menores. vejam alguns links [Ver site] [Ver site] [Ver site] [Ver site]
Anônimo Santos-SP comentou em 10/07 - 14h27
Boa tarde Carmen, Vinícius e todos. A Mari tiruou umas férias do Painel, mas logo estará de volta. rs Quanto ao Katla... Uauuu.... É coisa prá mais de metro. Em comparação aos outros tipos de vulcão parece até que tá do avesso..rs Ao menos não deu para perceber aquele afunilamento, típico da maioria. É devido ser sub-glacial? E aquelas rupturas, são de espantar! Tanto o formatoque de longe parecem espiral, quanto a largura das fendas. Bem, se puder ajudar no coro de ninar... já estou nele..rs.
Anônimo Santos/SP-SP comentou em 10/07 - 14h24
Oi Vinicius, parece que o solo está cedendo, né. A Taís deixou um link ontem do derretimento do gelo, deve se o motivo do alagamento. [Ver site]
Anônimo Lindoia-SP comentou em 10/07 - 13h56
Boa Tarde a todos! Carmem..esses buracos grandes que mostra na filmagem do helicóptero, são todos dentro do vulcão? parecem que estão afundando! e aquela ponte foi destruída pq o gelo está derretendo e provocando aumento no nível do rio?
carmen são paulo-SP comentou em 10/07 - 12h58
Confio na nossa capacidade de adormecer vulcões..rs...Aliás, por onde anda a Mari?
Anônimo Santos-SP comentou em 10/07 - 12h47
Carmem, Não dá ideia...kkkkkk bjins
carmen são paulo-SP comentou em 10/07 - 12h34













Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2019
Política de Privacidade