Anônimo    Santos - SP em 12/10 - 13h54   
Boa tarde amigos do Painel Global!!!

Em primeiro lugar, agradeço as palavras de nosso administrador Rogério e do Marcelo Fernandes...

Só peço desculpas, rsrs,pelo "comprimento" do texto, mas as vezes acredito que é necessário dependendo do tema - afinal Poluição Luminosa, é assunto que dá "pano para mangas"...

Rogério, poxa,não sabia que você tinha todo esse poderio telescópico(480 mm).... Em Amparo, conto com um Super C8 e um newtoniano de 300 mm f/7 e um newtoniano C elestron de 250 mm, com CCD SBIG. Se um dia você me convidar para observar no seu 480, não vou achar ruim, viu? rs!

Administrador São Paulo-SP comentou em 12/10 - 14h34
Olá Bonafim! não é 480 e sim 408 mm. Sim, é um excelente telescópio e poucas vezes tive o prazer de usá-lo. O Super C8 é um maravilhoso instrumento, que a Nasa costumava enviar a bordo dos ônibus espaciais. Quando céu estiver bom (???) vou tentar usa-lo de novo, daí lhe convido. O 408 é um modelo com espelhos Ritchey–Chrétien montado em uma estrutura feita por mim mesmo há muito tempo.
Anônimo sao bernardo do campo-XX comentou em 12/10 - 14h32
Olá Bonafim, otimo texto, só toquei no assunto porque ,voçe mesmo cita, será que é única e exclusivamente a poluição luminosa a grande vilã e tambem o tema à poluição química atmosférica por efluentes gasosos! ou se acha que tem nada haver?
Anônimo - comentou em 12/10 - 14h24
Boa Tarde Bonafim.Muito legal sua matéria, mesmo grande, seus textos são sempre cheios de informações.Detesto a poluição luminosa que atrapalha bastante, se continuar assim daqui uns anos não teremos mais céu para observar.Pena que de instrumento para observações astronômicas possuo apenas uma luneta que eu mesmo fabriquei.O aumento é de 15X75mm.Fica ai uma foto do meu "equipamento":
Anônimo Santos-SP comentou em 12/10 - 14h08
rsrs. Bonafim, é sempre um prazer ler teus textos, independente de tamanho, visto que sempre é recheado de informações. Esses dias estava comentando sobre essa necessidade de voltarmos a comtemplar os céus. Interessante vc falar dessa coloração do céu aqui em Santos. Como já havia comentado várias vezes, aqui pela zona noroeste o céu tem outra tonalidade, talvez devido a proximidade com Cubatão une o amarelado do Porto com o vermelho, dando uma tonalidade rubi. rs. já tentei fotografar mas não consigo fazer com que saia essa tonalidade vista a olho nú, nas imagens. As vezes parece até a atmosfera de outro planeta.rsrs.. outra coisa interessante, é que essa tonalidade é recente, pois antes, quando Cubatão tinha records de poluição era um tom bem avermelhado e esse Rubi, para mim é recente. Sei apenas que mudou o tom, e cubatão, segundo dizem não tem mais aquele nível de poulição, o que me leva a crer que tenha mesmo a ver com a iluminação.









Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024
Política de Privacidade