Anônimo    João Pessoa - PB em 05/01 - 13h00   
Olá pessoal! Aqui pela Paraíba se teme uma tsunami em função da situação de El Hierro! Ontem a ilha de La Palma apresentou pequenas instabilidades sísmicas, talvez seja um pré-anúncio sobre o Cumbre Vieja, vulcão da ilha!

Anônimo João Pessoa-PB comentou em 06/01 - 14h52
Sandra e Everton, agradeço os comentários...
Anônimo Vitória-ES comentou em 05/01 - 15h09
Deveriam separar os temas. Pelo que li ontem, o site da Paraiba está misturando El Hierro e La Palma na mesma situação. A erupção em El Hierro não vai causar nenhum tsunami. E se el Hierro de alguma forma tivesse influencia no Cumbre, ele já teria entrado em erupção. Esse grafico não é nenhum anuncio. Se observar os dias anteriores, em todos tem esses registros ou até mais. Anuncio de erupção é uma série de tremores no entorno do Vulcão ou o tremor harmonico, o que eu ainda não li em relação ao Cumbre Vieja. Então não há o que temer com o Cumbre neste momento. Só que o site diz que há indicios(não sei qual).
Anônimo Santos-SP comentou em 05/01 - 13h14
Poxa...rs.. Já que postou aqui, deixa responder aqui mesmo.rs...rs Se o tempo me permitir.

Em primeiro lugar desde o ano passado li um artigo que não encontrei agora, do Geólogo Paulo Rosa sobre isso. Sobre a questão de segurança, não só lá, mas em todas as costas do planeta deveria se ter um plano de prevenção. Porém, pensem bem, aqui no Brasil ainda estamos brigando por prevenção de desastres causados por chuva. Temos um caminho longo. Outra questão é que estamos tendo avanços na questão de implantação de sismos etc. Temos discutido sobre isso.

Bem, sobre o assunto tem um VPVN (vale a pena ver de novo) aqui [Ver no Painel Global] no Post 08.

Incluindo um outro estudo onde demonstra que dificilmente se dará - podem lê-lo aqui [Ver site]

Por falta de tempo, vou repetira abaixo parte de uma conversa que tive com o lipe:

"Lipe, há controvérsias.Fala dessa super explosão para que possa de fato ocorrer uma força tamanha que provoque uma ruptura imediata... Não sei se dá para entender..rs. A história é longa, mas vou implificá-l e ir para quando ela começou a ganhar força... Vamos aos dados Essa teoria ganhou força após publicação do estudos de dois geofísicos, Steven Ward e Simon Day, onde simularam o que poderia acontecer caso uma enorme rocha do tamanho de uma Ilha fosse jogada no oceano após uma Explosão do Cumbre. Lembrando que em 1949, houve uma erupação que provocou uma fenda na Ilha e após esse em 1971, houve outro erupção e nada disso aconteceu. O Cumbre normalmente tem eupção em intervalos de 10 a 200 anos. Muitos especialistas dizem ser exagero essa simulação. A sociedade Esunami, que possui especialistas de vários paises argumenta que o Cumbre não explodiria em uma única rocha e que a onda criada seria muito menor. Outros dizem que Tsunami provocados por deslizamentos abruptos tem processo diferente dos provocados por terremotos, durando menos. Outro especialista, Charles Mader, editor da revista Hazard sobre Tsunamis, brevê que um enorme deslizamento em La Palma, provocaria ondas de apenas um metro nos EUA. Aqui está esse estudo: (deixei acima) O que sinto é ver que esses dados são pouco divulgados, o sensacionalismo rende mais audiência, ainda, Infelizmente."

Bem, é mais ou menos isso. Só posso voltar hoje bem mais tarde. Então, desculpem se não responder antes. abr e espero ter ajudado.










Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024
Política de Privacidade