Anônimo    Sao Vicente - SP em 06/02 - 13h57   
Gostaria de fazer uma pergunta difícil. Todos comentam que sentem temperaturas maiores do que se apresentam nos termômetros, sensação térmica, etc. Será que esse "calor a mais", não detectado pelos termômetros, não seria radiação solar ?

Administrador São Paulo-SP comentou em 07/02 - 11h01
Olá Rubens.

1 - Calor e energia são a mesma coisa.

2 - Calor é uma manifestação da energia no comprimento de onda do infravermelho.

3 - UV-A e UV-B também são energia e estão em comprimentos de ondas mais curtos que o infravermelho. Não produzem calor.

4 - A Anomalia do Atlântico Sul é de origem magnética e não está relacionada ao comprmentos de onda ultravioleta e infravermelho.

Anônimo Sao Vicente-SP comentou em 07/02 - 08h49
Bom, gostaria de agradecer a boa vontade dos amigos aqui em responder minha pergunta. Mas sou obrigado a dizer que não fiquei satisfeito (na boa). Vejo que não existem parâmetros para distinguir o que é calor e o que é radiação, pois os dois veem da mesma fonte. O que eu quero saber é se a Anomalia no Campo Magnético do Atlantico Sul está permitindo a entrada de mais radiação, ainda mais agora no verão quando o Sol esta bem de frente. Alguém conhece algum metodo para constatar a radiação, além das medições ja feitas e que constatam a presença da UVa UVb...etc ?
Anônimo Santos-SP comentou em 07/02 - 00h26
Rubens, além do que já foi comentado, lendo o post lembrei de umas conversas que tivemos sobre isso. Em uma dela tem uma explicação muito legal do Anderson Bryhan [Ver no Painel Global] e tem outra aqui [Ver no Painel Global] no post 7 onde deixei uns links, inclusive do Apolo 11 sobre isso. Deixo para enriquecer o post, pois é uma dúvida de muita gente, incluindo eu.
Anônimo jose bonifacio-SP comentou em 06/02 - 16h04
boa tarde Rubens ,Everton...termometros marcam a temperatura exata desde que instalados em local apropriado e com boa manutençao como sitou o amigo EVERToN ,sensação térmica e uma tabela inventada pelos norte americanos na segunda guerra mundial...o que leva uma pessoa a sentir sensaçao de temperatura maior do que a temperatura real é um conjunto de fatores que ocorrem simultaneamente:sol,ausência de ventos e aumento da umidade relativa do ar...
Administrador São Paulo-SP comentou em 06/02 - 15h57
O Everton está correto. O calor é uma manifestação direta do comprimento de onda infravermelho. Outros comprimentos de onda não provocam calor.

O ultravioleta, por sua vez, tem menor comprimento de onda e penetra mais profundamente na pele. Ele não causa calor, mas destroi as células.

São dois tipos de radiação eletromagnética emitida pelo Sol.

Anônimo Nova Santa Rita-RS comentou em 06/02 - 15h53
É uma boa pergunta, mas eu tenho percebido que essa sensação de temperatura maior que o registrado pelo termômetro é mais intensa quando estamos no centro urbano, na estrada e etc. Eu que moro em uma casa rodeada de vegetação não percebo esta "suposta" diferença, acho que é o calor refletido pelo asfalto, concreto...
Anônimo Vitória-ES comentou em 06/02 - 15h48
compl: Como também estamos em meio a fontes de calor( sol direto, aslfalto...), experimentamos uma sensação térmica muito maior que a temperatura informada.
Anônimo Vitória-ES comentou em 06/02 - 15h44
A questão dos termôemetros é que aqueles que informam temperaturas oficiais, seguem uma serie de parâmetros. Devem estar em um local protegido, sem incidendia direta de sol, longe de fontes de calor como asfalto, regiões com muitos prédios, etc. Fora desses parâmetros se encontram exatamente os termômetros de rua. De certa forma, eles mostram a sensação térmica e não a temperatura "oficial". ### Outra questão: até onde eu sei, é justamente a radiação solar, em um comprimento de onda especifico, que causa o "calor" aqui na terra.













Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2020
Política de Privacidade