Anônimo    Santos - SP em 29/02 - 03h32   
A transpiração do corpo serve para controlar a temperatura do mesmo a fim de mantê-lo em 36ºC , aproximadamente (dependendo da idade da pessoa). A transpiração do suor é o principal mecanismo de perda de calor do corpo humano, sendo este o mecanismo primordial de regulação da temperatura do corpo quando a temperatura ambiente está maior do que a da pele (acima de 33ºC). Quanto mais a temperatura ambiente se aproxima da casa dos 32/33ºC, maior o desconforto térmico. Se a temperatura ambiente supera essa casa e se a evaporação do suor for dificultada, não apenas o desconforto térmico se torna cada vez mais extremo como também pode levar à morte por hipertermia, que consiste em temperatura do corpo elevada, relacionada à incapacidade do corpo de promover a perda de calor ou reduzir a produção de calor. Isso significa uma quebra da homeostase (processo fisiológico que permite temperatura constante interna do corpo humano). Este aumento pode ser causado tanto por elementos externos, como exposição ao Sol, exposição por longo tempo a fornos ou em outros locais de grande temperatura. Hipertermia é pouco comentada, ao contrário da sua contraparte, a hipotermia...

De qualquer forma, em lugares onde a umidade relativa do ar é alta, maior é a dificuldade da evaporação das gotículas de suor na pele, ao contrário de lugares onde geralmente o ar é seco. Por isso, a sensação térmica é até mais suportável nos desertos do que na floresta amazônica... O clima quente e úmido pode ser opressivo e também pode propiciar o stress térmico.

Em Santos, cidade litorânea, de clima Tropical de transição, geralmente o tempo é quente e úmido, sobretudo no verão e por exemplo, com essa quase constância das temperaturas do ar tanto máximas quanto mínimas de valores em média na faixa dos 32ºC/33ºC desde o finalzinho de janeiro, permite a grande elevação também das temperaturas no interior das residências e escritórios comerciais. Mesmo com o auxílio de ventiladores, as temperaturas internas dificilmente sofrem significativa redução, somente aliviam um pouquinho a transpiração excessiva, ventilando o corpo.

Por exemplo, é bastante comum, dependendo do cômodo da casa, nessa época, acusar temperatura de 30ºC com umidade relativa de 70%, o que acarreta na sensação térmica ou no linguajar técnico-científico, índice de calor em cerca de 35,2ºC!!!

Claro que isso varia de casa para casa, de cômodo para cômodo, das condições de ventilação e da insolação locais, etc, mas é um dado médio, pois imagine-se ter essa sensação de pouco mais de 35ºC dentro de casa. É pois, um grande desconforto térmico.

Por isso, em Santos, especialmente no verão, é altamente recomendável o uso de condicionadores de ar, guardadas as precauções de utilização, isto é, limpeza rotineira dos filtros e ligá-los de forma racional, para que certas pessoas sensíveis não sofram com alergias ao ar seco que o a r condicionado proporciona.

Com base na minha experiência de 21 anos em estudos e observações climatológicas, acredito que deveriam haver campanhas para redução dos preços e custos de instalação de condicionadores de ar para aquelas famílias que não podem tê-los, muito menos mantê-los, pois trata-se a meu ver, de um caso de conforto térmico, higiene e saúde, melhorando a qualidade de vida da população, uma vez que é sabido que com temperatura mais baixa e redução da umidade ambiente, a sensação de conforto, propicia menor tendência à irritação e stress térmico e permite um melhor rendimento de estudantes em escolas, trabalhadores em escritórios e o foco deste reporte, no lar!!! Felizmente, muitos estabelecimentos comerciais alimentícios já utilizam o ar condicionado, dando maior confortando a seus clientes e funcionários, bem como uma qualidade melhor de seus alimentos expostos à venda!!!

Em anexo, envio uma tabela que relaciona a temperatura com a umidade relayiva do ar, dando índice de calor para cada combinação de temperatura-umidade. Esta tabela é uma cortesia da Fundacentro.

Anônimo Santos-SP comentou em 29/02 - 22h44
Olá Bonafim. Obrigada por mais essa contribuição, muito boa a explicação.









Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024
Política de Privacidade