Anônimo    rio de ajneiro - RJ em 16/08 - 22h43   
Obrigado pela resposta administrador,

sou totalmente leigo neste assunto, pelo que entendi o ebvento aconteceu em escala de 6 pelo mapa esta no meio do oceano atlantico e se acontecer um de 8 o poderia acontecer na costa brasileira?

um abraço

luiz

Anônimo Santos-SP comentou em 18/08 - 00h26
UPA, esqueci de deixar o link..rs é o sono.rs [Ver site]
Anônimo Santos-SP comentou em 18/08 - 00h18
Concordo plenamente com vc, Rogério. Infelizmente parece que nunca foi estudo em profundidade esse episódio de nosso litoral. Acontecesse uns anos antes nem estaríamos discutido isso aqui. O certo é que algo aconteceu e mudou muita coisa no mapa. Segundo alguns historiadores, existia o Porto das Naus em São Vicente, que era usado por navegadores antes mesmo da "descoberta" do Brasil. Esse porto foi totalmente assoreado após esse fato. O problema é saber o que aconteceu. São muitas as histórias e poucas as comprovações do que ocorreu. E temos que lembrar que não só terremotos produzem maremotos. Vou deixar um link onde tem dois mapas do antes e depois. Também tem umas ilustrações dando outra possibilidade para esse acontecimento. Bem, a imaginação corre solta quando não podemos comprovar, porém, ainda acho pouco provável um tsunami provocado por essas placas. A placa scótia é ainda mais perigosa para nosso litoral que essa. abr
Anônimo Patrocínio, MG e Florianópolis, SC-XX comentou em 17/08 - 17h08
Em 2008 ocorreu um terremoto de 5.2 no litoral de SP, a cerca de 215 km de São Vicente. Pode ser que o terremoto de 1541 tenha ocorrido nesta mesma região.
Administrador São Paulo-SP comentou em 17/08 - 15h47
Esse tsunami em São Vicente é bem controverso, mas se realmente aconteceu - e provavelmente aconteceu - deve ter sido causado por um terremoto de grande magnitude. O problema é que não há registro desse tremor. Nem a data do tsunami é sabida, apenas que foi próximo ao fim do ano. Esse é um episódio que carece de uma boa garimpada.
Anônimo Patrocínio, MG e Florianópolis, SC-XX comentou em 17/08 - 13h55
O único tsunami registrado no Brasil foi em 1541 na vila de São Vicente.

Especula-se que ocorreu um pequeno tremor, que ocasionou um deslizamento de terra, provocando assim o tsunami.

Anônimo fernandopolis-SP comentou em 17/08 - 13h08
Essas placas estão se afastando e esses sismos de 8 graus são totalmente improváveis. é mais fácil o Cumbre Vieja ocasionar um tsunami que a Dorsal Médio Atlantico
Anônimo Ilha Comprida-SP comentou em 17/08 - 10h40
No Brasil existe chance de Tsunamis no Nordeste , ja que a Placa tect..da Dorsal medio Atlantico fica mais proximo dessa regiao . Se tivermos um Terremoto de 8,5 a 9 graus .. certamente vamos ter Tsunamis pois a onda de choque seria muito forte. Lembrando que o Tsunami de 2004 na Ilha de Sumatra , Indonesia foi de 9,1 e atingiu quase toda a Asia .Um Maremoto e raro na nossa Costa .. mas nao e descartada .. pois nao avisa hr e data , deveria ser instalada boias que avisa via Satelite a ocorrencia do fenomeno , pois se a distancia e grande .. o tempo de evacuacao e maior .
Anônimo Santos-SP comentou em 17/08 - 00h43
Luiz, o Everton já deu uma boa explicação, teria a acrescentar que anualmente são dezenas, senão centenas de terremotos em toda a cadeia do meso-Atlântico. Tentei encontrar um vídeo que demonstra bem isso e não localizei. Mas, deixo um outro no qual vc pode ter uma ideia, não só dessa faixa como de todo o planeta. Antes, quero só te falar que no início, quando estamos observando esse fenômeno com mais atenção, não tem como não ficarmos impressionados e vários "se" pipocam em nossa mente e nos levam a muitas outras perguntas. O que é muito bom quando estamos abertos para o conhecimento. Essas atividades tectônicas, só vem a midia, quando causa muito impacto e, até por isso, terremotos sempre lembra destruição e morte. Mas, o que leva a isso, geralmente é a falta de critérios de nosso modelo urbanístico. Recentemente tivemos dois exemplos, um no México e outro no Chile, de fortes terremotos praticamente sem causarem grandes destruições ou mesmo vitimas fatais. O motivo é que esses paises aprenderam a se prevenir. Em contra partida, terremotos com menores magnitudes causam grandes estragos onde essa cultura preventiva não existe.

Bem, tem muito sobre isso...rs o vídeo está ao lado, um resumo dos terremotos em 2011. Vc pode observar o Atlântico, porém, por ser um mapa aberto e focado mais no oriente, essa área ficou separada, mas dá para perceber bem a quantidade. abr
Link

Anônimo Vitória-ES comentou em 16/08 - 22h55
E aproveite a opção comentar! até!
Anônimo Vitória-ES comentou em 16/08 - 22h55
Luiz, a magnitude maxima ocorrida hoje foi de 5.3°. No meio do oceano Atlânico já ocorreram sismos de 7.1° e outros acima de 6° mas sem nenhum risco. Um de 8° não é comum mas mesmo assim, certamente sem graves efeitos na nossa costa devido a distÂncia.













Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2019
Política de Privacidade