Anônimo    Vitória - ES em 17/02 - 13h59   
Olá a todos! Sobre o flash registrado sobre o Brasil, pelo satélite Meteosat e divulgado erradamente como um meteoro, se trata de um tipo de reflexo. Esse flash é constantemente registrado por esse satélite sobre a região central do Brasil. É algum tipo de reflexo/brilho que ocorre no final da tarde em massas de água, mas também em nuvens. Provavelmente causada pela luz do sol ofuscando a imagem. Não é uma explicação técnica mas mostra que é um evento comum.

Assim como no dia 14 [Ver site] , boa parte dos registros mostram esse flash ocorrendo sobre rios como o Tocantins (lago Palmas), rio Araguaia e rio Xingu. É possível reparar que esse reflexo também ocorre no oceano pacifico.

Essa outra animação [Ver site] mostra um registro idêntico em 11/02/11.

De acordo com algumas datas que pesquisei, ocorre no nosso verão, mas principalmente em meados de fevereiro. Talvez por formar um ângulo adequado ao reflexo, só sendo registrado por este satélite, pois ele se encontra “estacionado” aproximadamente sobre o continente Africano.

Uma simples pesquisa feita pelo LAPIS, da universidade de Alagoas, teria mostrado corretamente o que era, ao invés de associar ao meteoro que caiu na Rússia. Ao lado, flash idêntico em 11/02/11.

Anônimo Santos-SP comentou em 17/02 - 23h39
Fantástico, Everton. Mais uma vez vc está de parabéns. Quanto a tua última pergunta, vai ver que viajaram na imagem e com a empolgação do momento se precipitaram em dar a notícia sem uma maior pesquisa. Foi tudo muito rápido.
Anônimo Vitória-ES comentou em 17/02 - 17h46
Valeu pessoal. Curioso é eles não terem percebido esse "flash" em várias imagens, inclusive no dia anterior. Vejam no link postado abaixo o reflexo registrado hoje, "passeando" pelo Mato Grosso.
Anônimo Salto-SP comentou em 17/02 - 17h05
Eh! Painel Global, obrigada Everton.

É certo que a maioria dos boletins pela internet é para o público leigo, mas o instituto não colocar as informações que o Everton está colocando aqui, é falta de respeito com o leitor. Vocês não acham?

Anônimo Santo André-SP comentou em 17/02 - 16h06
Bom muito bom ! obrigado Everton
Anônimo Volta Redonda-RJ comentou em 17/02 - 16h05
Everton fenomenal pesquisa. O pessoal do Meteosat ta precisando de pessoas como vc^^
Administrador São Paulo-SP comentou em 17/02 - 15h51
Everton, pesquisa sensacional!!! Parabéns!!!
Anônimo Vitória-ES comentou em 17/02 - 15h40
Parabéns!
Anônimo - comentou em 17/02 - 14h40
Muito bem observado Everton!O reflexo nessa imagem do dia 11/02/2011 é na mesma posição e tem um formato semelhante ao objeto que estão associando ao meteoro russo.Na imagem ao lado, uma comparação, entre a imagem que estão associando ao meteoro que caiu na Russia (à esquerda)e a imagem do dia 11/02/11 que está nesse post:
Anônimo Santos/SP-SP comentou em 17/02 - 14h15
Ótimo trabalho Everton! Obrigada!
Anônimo Vitória-ES comentou em 17/02 - 14h05
Ao lado, a sobreposição mostra o reflexo exatamente sobre o lago Palmas. Quem tiver interesse em outras imagens, é só ir no banco de imagens do CPTEC [Ver site]

As imagens são da EUMETSAT!














Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2019
Política de Privacidade