Klaus    Santos - SP em 02/05 - 15h05   
Ola a todos

É sobre os distrubios ionosfericos subitos (SID) que como voces sabem podem ser causados por explosões solares. A algum tempo atras tentei montar um detector nessa faixa de frequencia (VLF), mas eu precisava de um OP especifico, que não lembro, telves o 071 de efeito de campo, e tava dificil encontrar, usei outros como 3140 como coração do receptor. Segui as configuração de componentes passivos de qualquer aplificador comum com algumas mudanças principalmente no capacitor que preferi usar um variavel e um diodo de germanio, mas como essa faixa de frequencia (3 a 30Kz) pode ser entendida como fequencia de som audivel até ultra som, o diferencial seria o sensor, no caso uma antena, usei um LOOP. E ai começaram os problemas. Deixei de lado esse projeto, mas voltei a pensar nisso, e parece que ja estou obtendo algum resultado. O problema agora é um software para aquisição de dados, eis a questão !!! É por isso que estou escrevendo esse texto, se alguem tiver uma ideia vai me ajudar muito, Grato

Verde Campo Magro (Reg Metrop Curitiba)-PR comentou em 03/05 - 13h54
Ok Klaus. Agradeço a sugestão Sr Administrador, vou dar uma pesquisada. Também gosto do "faça você mesmo" e que testar algumas idéias para fazer um eixo com movimento equatorial.
Astroman São Paulo-SP comentou em 03/05 - 13h23
Estou boiando no assunto mas gosto de ver gente que conhece bastante sobre um assunto que eu não sei nada. :-) Talvez absorva alguma coisa...
Administrador São Paulo-SP comentou em 03/05 - 11h18
Sem dúvida alguma Klaus! Sempre construi tudo. Ou quase tudo!
Klaus Santos-SP comentou em 03/05 - 09h42
Obviamente que é mais pratico comprar uma camera para capturar imagens estronomicas, mas as vezes colocar a mão na "massa" e construir esse tipo de ferramenta ou qualquer outro dispositivo é extremamente importante, mesmo que os resultados não sejam nem parecidos com um produto fabricado, mas por outro lado, é muito gratificante quando voce percebe que pode e deve buscar soluções criadas por voce mesmo. Depois é só aperfeiçoar, até que um dia voce vai em uma loja e compra o equipamento, e ai fica bem simples. é só encaixar !
Administrador São Paulo-SP comentou em 03/05 - 08h11
Verde, experimente o Armazem do telescópio. Lá existem câmeras próprias para astrofotografia. Recentemente adquiri uma ASI120MC de excelente qualidade e preço bem acessível. :-)
Klaus Santos-SP comentou em 03/05 - 07h25
Ola Verde, Eu não sou exatamente a pessoa indicada pra te informar sobre fotografia astronomica mas com algumas modificações na webcam (tem que remover a lente e expor o CCD) e um software de captura de vídeo para registrar as imagens produzidas pelo telescópio, voce vai poder analisar os quadros individuais das gravações e selecionar os melhores para usar como imagens estaticas. Obs: Nem toda webcam usa chips CCD, geralmente as mais modernas tem.
Anônimo Rio de Janeiro-RJ comentou em 02/05 - 23h24
Aproveitando o gancho, há muitos anos atrás eu tinha um circuito tipo este, mas que captava a diferença de potencial na superfície da folha da planta e a transformava em uma frequência sonora audível (apitos de frequência variável). Com isso poderíamos estudar a sensibilidade das plantas frente a algumas pessoas. Isto não é ficção, é ciência, pois as plantas são sensíveis a certas pessoas. Eu perdi este esquema eletrônico, e acabou que não concluí a montagem. QUEM CONHECER DO ASSUNTO ou CONHECER O CIRCUITO, postem ou converse comigo pelo meu e-mail. É uma experiência fascinante.
Verde Campo Magro (Reg Metrop Curitiba)-PR comentou em 02/05 - 23h06
E você teria conhecimento em algum lugar de algum CCD próprio para astrografia?
Klaus Santos-SP comentou em 02/05 - 21h51
Antonio, cade teu e-mail ?
Klaus Santos-SP comentou em 02/05 - 21h25
Ola Verde e Antonio, muito obrigado pela atenção de voces, mas como eu disseo meu maior problema com esse recptor não é o circuito em si, mas o software apropriado para aquisição de dados, ja tentei alguns analisadores de espectro usando a placa de som do PC mas os resultados não foi o esperado.Agora mudando um pouco de tema, na internet (em ingles e russo) tem alguns projetos de radioteslescopios muito ineressante e sem muita complexidade, vale apena dar uma olhada..Ok e novamente eu agradeço as sugestões de voces. Um grande abraço
Verde Campo Magro (Reg Metrop Curitiba)-PR comentou em 02/05 - 19h01
Olá Klaus, não sei se a frequência que pretente estudar é compatível mas lá pelos idos de 80 ou 90 tinha uma revista chamada Divirta-se com a Eletrtônica (ou algo assim) do Newton C Braga que trazia um projetinho para um receptor de MBF (muito baixa frequência), acho até que era motivo de capa da edição. Não custa dar uma olhadinha no Google, quem sabe a antena ter serve ou te da alguma idéia. Abraços e der certo nos atualize rsrsrs
AntonioAA Agudos-SP comentou em 02/05 - 19h00
Loop + CV permite sintonia de emissoras de rádio AM, radiofarol e serve como goniômetro. Para não alongar o post e fugir de regras, consulte meu e-mail para mis detalhes.
Klaus Santos-SP comentou em 02/05 - 18h16
A antena LOOP mais adequada ao comprimento de onda que eu consegui foi essa:
Klaus Santos-SP comentou em 02/05 - 18h14
Continuado:

Depois de algumas buscas pela internet e simulações em uma protoboard achei uma configuração bem proxima daquela que e eu estava procurando, fiz algumas modificação e cheguei e esse esquema:

Klaus Santos-SP comentou em 02/05 - 15h21
Me desculpe, é ceifador e não seifador.
Klaus Santos-SP comentou em 02/05 - 15h16
Eu ia esquecendo, usei a palca de som do PC e um programa chamado Spetrogram e um seifador para limitr a corente entrada, mas não foi o que eu esperava.









Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024
Política de Privacidade