Nori    - em 22/05 - 13h06   
Um flare M.6 hoje as 13,20. Mais uma tempestade solar. Segundo simulador, a terra será pouco afetada, mas peço que observem os gráficos de prótons, elétrons e rX. Estão, pelo menos estranhos, em sua movimentação dos últimos dias.

Klaus Santos-SP comentou em 23/05 - 17h36
Sr. Administrador concordo que fugimos totalmente ao topoico que tem como tema "atividade solar", começamoa a cometar "flares solares" e fomos parar em "microorganismos". Mas será que fugimos aos temas to site ? Existe um setor da NASA, o NASA Center for Astrobiology, como o Sr, obviamente conhece, que estuda apossibilidade de vida em outros lugares no universo, mas baseado em certos organismos (microorganismos) existentes aqui na Terra que são os extremófilos, que são estudados na Astrobiologia, e tembem alguns seres vivos que vivem em chamines vulcanicas em ambientes totalmente adversos a vida como nós a conhecemos, como tambem é de seu conhecimento, portanto no meu ponto de vista não fugimos totalmente dos temas aboradado no PG, isto é, as ciencias do espaço e geociencias. Não podemos debater Astrobiologia sem conhecer os fundamentos basicos da microbiologia e da biologia ou da química de modo geral. Mesmo assim eu reconheço que houve um desvio total com relação ao assunto do topico. Grato
Astroman São Paulo-SP comentou em 23/05 - 16h49
Acho que o Nori estava relacionando a morte dos protozoários com a tempestade de radiação. Não ficou muito claro mas acho que ele está querendo pesquisar a hipótese de haver essa relação.
Administrador São Paulo-SP comentou em 23/05 - 16h45
O problema é que a discussão fugiu ao tema do tópico e do site.
Klaus Santos-SP comentou em 23/05 - 16h29
Oi Astromam, gosto muito dos teus comentarios de seus topicos e de suas opiniões, acredite Ok, e eu não tive a intenção em nenhum momento de ser mal educado, mas o tema é tão legal, isto é, a microbiologia que eu só achei estranho se preocupar com nomeclaturas. No meio dos aquaristas, o termo infusorio é constantemente usado e aceito sem problema algum, o mesmo acontece em culturas de protitas da agua doce, mas dixa pra la. O material que eu tenho é muito bom se o Nori quiser é só entrar em contato ...Grande abraço Amigo
Astroman São Paulo-SP comentou em 23/05 - 16h13
Eu tenho esse costume de dar minha opinião sem ser chamado a dá-la. Só quis ajudá-lo, Klaus. Você perguntou ao Nori de onde ele tinha tirado que infusório não se usava mais e eu simplesmente respondi, já que ele deve estar trabalhando e impossibilitado de respondê-lo. Não se preocupe em me pedir qualquer opinião. Eu a darei sempre que puder colaborar.
Klaus Santos-SP comentou em 23/05 - 16h04
A questão aqui não é debates sobre se um termo é obsoleto ou não, isso ta fugindo a verdadeira finalidade do assunto. Eu me propus a disponibilizar material de microbiologia referente a meios de cultura ao Sr. Nori, e com o maior prazer, mas a resposta que eu tive foi totalmente inesperada e com um leve tom de arrogancia: "Infusorio é um termo que não utilizamos mais". O Motivo não era discutir semantica ou nomeclaturas, mas métodos de cultura, e tambem não me lembro de ter pedido a opinião se o termo infusorio era obsoleto ou não, isso não tem a minima importancia no contexto do tema publicado aqui. Tem coisas as vezes se tornam futeis sem a minima necessidade.
Astroman São Paulo-SP comentou em 23/05 - 15h14
Segundo esse endereço pt.finanzalarm.com/details/Infusório.html o termo é "considerado obsoleto" como o Nori disse.
Klaus Santos-SP comentou em 23/05 - 14h20
Sempre se usa o termo infusorio (que vem de infusão). É quando voce aquece a agua com material organico, como folhas de alface, por exemplo, e a deixa exposta ao ambiente, controlado ou não, para que haja o desemvolvimento de protistas, geralmente de agua doce. Não sei de onde voce tirou a ideia de que esse termo, infusorio, não é mais usado. Voce pode esclarecer melhor ?
Klaus Santos-SP comentou em 23/05 - 14h06
A questão é a seguite: Voce quer o material ou não ?
Klaus Santos-SP comentou em 23/05 - 14h05
Me diga: Quem não utiza mais esse termo...? Agora to curioso !
Nori - comentou em 23/05 - 14h00
Boa tarde Klaus!

Infusorio é um termo que não utilizamos mais.

Klaus Santos-SP comentou em 23/05 - 08h15
Nori, pelo que eu entendi voce tem um infusorio, e se voce tem interesse em microbiologia (eucariontes e procariontes) e no cultivo, isto é cultura de microorganosmos eucariontes como vorticella, stentor e paramécio etc, e tambem microorganismos procariontes como bacterias, tipos de culturas, enriquecimento de cultura, identificação etc, et,c e etc, eu tenho um monte de material que certamente tu vai gostar. Vá no meu perfil aqui no RG, tu vai encontrar um endereço de e-mail pra contato. Escreva pra mim, vou ter um grande prazer em enviar esse material pra voce OK. Abraço
Klaus Santos-SP comentou em 23/05 - 07h01
Oi Danica, bom dia prazer em te rever, e grato por tua informação, eu sabia que tu iria ter a resposta...rs Grande abraço.
Danica Vitória-ES comentou em 23/05 - 06h49
Errata: aconteceu no dia 17 de março e nao 18.
Danica Vitória-ES comentou em 23/05 - 06h48
Bom dia RG.

Klaus, este ano tivemos Kp6 em 18 de Março. Ocorreu devido a um flare M1.1 no dia 15 de março na mancha 1692.

everton dos santos Vitória-ES comentou em 23/05 - 05h13
Vamos ver Klaus. A previsão é de KP podendo ir até 5. Essa EMC, apesar de leve, vem em IMF negativo, o que facilita uma tempestade geomagnética.
Nori - comentou em 23/05 - 00h25
Agradeço Astroman. Lembrando que um grande buraco coronal deve entrar amanhã na parte visível que temos do sol. Bem no "equador" do sol. Já temos um grande no hemisfério norte do sol. Os ventos solares deverão aumentar (eu penso).
Astroman São Paulo-SP comentou em 22/05 - 23h53
Bola pra frente na pesquisa, Nori!
Nori - comentou em 22/05 - 22h44
Olá Klaus, Everton e Astroman!

Finalmente cheguei do trabalho, onde a tarde tive uma surpresa.

Tenho "cultivos" de protozoários, os quais ocupo em minhas aulas no tema unicelulares eucariontes.

Como a temperatura está caindo, tenho por hábito, deixar ao sol, preservando a temperatura da água (1 hora ou pouco mais). Ressalto que, não possuo artigos ou teses pelo que vou relatar agora:

Analisando em 400x no microscópio ótico, após expostos ao sol de hoje a tarde, a mortalidade de protozoários foi quase de 100% em dois dos três cultivos. Até o Paramecium caudatum, que costuma ser mais resistente sucumbiu.

Ao mesmo tempo, observo que o fluxo de prótons teve uma variação extrema, o vento solar variou muitas vezes e o fluxo de elétrons também "dançou".

Lembro há todos: O FATO aconteceu, não é fruto de nenhuma pesquisa científica. Mas eu prometo começar a pesquisa.

Klaus Santos-SP comentou em 22/05 - 21h36
Oi Everton, Esse mes ja tivemos um monte de classe X, mas não me recordo de nenhum Kp6 esse ano. Será que essa ponta, como tu diz e bem empregada, tem potencial para isso ?
everton dos santos Vitória-ES comentou em 22/05 - 21h24
Sim Klaus, a ponta dela vai passar por nós. Faltou um "diretamente" antes de "direcionada" no comentário abaixo.
Klaus Santos-SP comentou em 22/05 - 21h14
Pelo modelo divulgado pelo Goddard Space Flight Center e tambem no Apolo 11 esse evento de ejeção de massa coronal (CME) deve atingir a Terra em 25 de maio aproximadamente.
everton dos santos Vitória-ES comentou em 22/05 - 21h12
Velocidade da EMC estimada em 1200 km/s.
Astroman São Paulo-SP comentou em 22/05 - 21h06
Só complementando com mais detalhes que constam no spaceweather: os prótons são guiados para a Terra por linhas de campo magnético que conectam nosso planeta à região da explosão. A chuva de prótons é chamada de "tempestade de radiação".
Astroman São Paulo-SP comentou em 22/05 - 21h00
Foi o que imaginei quando li o report no spaceweather também, Everton.
everton dos santos Vitória-ES comentou em 22/05 - 20h58
Duas EMCs hoje gerando incríveis imagens. Mesmo não tendo sido direcionada para Terra, os prótons altamente carregados vem na nossa direção, como podemos observar o choque das partículas na lente do SOHO. Neste momento temos uma tempestade de radiação solar nível S2. Talvez tenha sido essa mudança no gráfico que o Nori estranhou.
Link

Klaus Santos-SP comentou em 22/05 - 19h54
A mesma concentração de cordas de fluxo magnetico, dessa vez no SDO/AIA 304 em torno da região 1745 às 22:22UTC
Klaus Santos-SP comentou em 22/05 - 19h17
Eu queria que voces dessem uma olhada nessas cordas de fluxo solares. A imagem é do SDO/AIA 171 às 22:00UTC
Astroman São Paulo-SP comentou em 22/05 - 14h11
Como está se manifestando esta estranheza, Nori? Com que padrão de normalidade você está comparando essa movimentação?
Klaus Santos-SP comentou em 22/05 - 13h56
Oi Nori, a erupção chegou a M5.0 às 13:32UTC na região manchas solares 1745, mas poucos minutos antes, houve um classe M1.0 às 13:08UTC.









Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024
Política de Privacidade