Sandro Morelli    Barbacena - MG em 09/07 - 18h11   
Boa Noite a todos. Painel mostrando EMC em direção à Terra. Gostaria de Pedir ao Administrador Mais informações sobre o evento. Obrigado.

Administrador São Paulo-SP comentou em 11/07 - 15h32
Olá Klaus! Da minha parte estou ansioso pra ver esse impacto. Deve ser sábado. Só aguardando...
Klaus Santos-SP comentou em 11/07 - 11h09
Ola Rogerio e como voce disse ontem, o gráfico de fluxo de elétrons (GOES) ficou bem agitado nessa manha e o indice DST esta acima de -50nT. Eu lembrei do que voce falou sobre medidas magnetométricas obtidas por magnetômetros, localizados na região equatorial.
Administrador São Paulo-SP comentou em 10/07 - 16h58
Pois então Klaus... Ao que parece, a tempestade atual foi provocada pela C9 de 8 de julho. Parecia ser fraquinha e sem potencial, mas parece que não era bem assim. Como na sequência teve outros flares na classe C é possível que o vento solar continue trazendo as partículas carregadas, com chances de novas tormentas geomagnéticas.

Acredito que o modelo esteja se baseando nisso, pois foram muitos flares pequenos quase que simultâneos.

Klaus Santos-SP comentou em 10/07 - 16h27
Rogerio voce se referiu a uma fraca CME a dois dias, eu lembrei que houve um classe C9.5 observado em 08/julho às 01:22UTC da região 1785. Será que esse evento tinha potencial para causar essa tempestade moderada de hoje ? E nesse dia a AR1785 estava em um posição bem favoravel.
Administrador São Paulo-SP comentou em 10/07 - 15h59
Sim Klaus, está bem confuso. O problema é que no próprio aplicativo do WSA ora ela aparece, ora não. E dependendo de onde se acessa (EUA ou Brasil) o resultado também não é coerente. Ainda não estou convencido de nada!!! :-)
Klaus Santos-SP comentou em 10/07 - 15h51
Rogerio, esse mesmo resultado eu observei hoje pela manha no WSA Enil Solar Wind Prediction, mas com previsão de impacto com a Terra entre os dias 13 e 14 de junho....dai essa confusão toda.
Klaus Santos-SP comentou em 10/07 - 15h29
Agora sim, mas voce viu a data?
Klaus Santos-SP comentou em 10/07 - 15h25
Rogerio, por esse modelo essa CME não é de muita intensidade. Como eu disse, eu procurei esse bendito filamento, nos ultimos 5 dias, mas não achei nada que pudesse ocasionar uma tempestade moderada, como a de hoje. Ta meio confuso, são dados que não se encaixam...
Administrador São Paulo-SP comentou em 10/07 - 15h21
Parece que o servidor do GSFC está entregando dois modelos diferentes. Consultando o próprio aplicativo deles, não aparece a EMC. Consultando através de link direto, também não. Mas se eu baixar via proxy nos EUA, você vê a EMC mostrada aqui: [Ver site] e reproduzida aqui ao lado.
Administrador São Paulo-SP comentou em 10/07 - 15h05
Olá Klaus, o problema é a modelagem do ISWA: [Ver site] O que você vê nela? Eu vejo uma CME vindo em direção à Terra desde ontem à tarde!

Segundo o Everton, pode ser devido a um filamento que explodiu. O problema é que dependendo da hora que se baixa a modelagem ela apresenta dados diferentes, ora mostrando essa EMC, ora não. Além disso, nem acho que esse filamento tenha esse potencial.

Quanto ao KP de hoje, parece estar associada a uma fraca EMC ocorrida há dois dias, embora tivemos um IP shock ontem. São três eventos não relacionados e que estão bem confusos de serem discriminados.

Klaus Santos-SP comentou em 10/07 - 14h47
Correção: CME ou Fluxo de vento solar de alta densidade(Hoje). O gráfico de fluxo de eletrons (GOES)oscilou muito nessa manhâ.
Klaus Santos-SP comentou em 10/07 - 14h36
Ola Rogerio...o que há de estranho na modelagem? Eu verifiquei as imagens dos ultimos 5 dias em varios comprimentos de onda, incluindo o AIA304 e não encontrei nada de significativo a não ser uma erupção de filamento hoje, mas no hemisfério norte do Sol. Houve uma CME hoje e segundo os modelos ta vindo em diração à Terra, mas a questão é a tempestade geomagnética de hoje...
Administrador São Paulo-SP comentou em 10/07 - 14h06
Essa modelagem tá muito estranha.
Sandro Morelli Barbacena-MG comentou em 10/07 - 08h34
obrigado a todos pelas considerações. Estarei atento a mais informações
Administrador São Paulo-SP comentou em 10/07 - 08h12
Ainda continuo achando a modelagem estranha. Se acessamos os dados artavés de um proxy nos EUA, o gráfico mostra uma coisa, mas se acessamos através do Brasil essa última modelagem não existe. Ainda estamos pesquisando... :-)
Klaus Santos-SP comentou em 10/07 - 05h44
bom dia...Em julho de 2000 a Ulysses (missão conjunta da ESA ea NASA) sofreu um impacto de uma CME e tudo indicava que essa ejeção não estava direcionada a ela (Ulysses) e esse evento foi chamado de difusão cross-campo ligado a espiral de Parker (a alguns dias eu publiquei aqui sobre um "tumulto" nos campos magnéticos das manchas solares 1785 e 1787). Essa difusão de campo em cruz é um processo complicado que acontece em lugares onde os campos magnéticos estão entrelaçadas e totalmente instáveis. Lembrando que houve uma erupção classe M1.5 detectada em 03 de julho às 07:08UTC e até agora eu não encontrei em lugar algum a verdadeira origem dessa erupção, incusive no relatório do dia seguinte do NOAA, não constava a origem devido, eu suponho, a essa gande confusão nos campos magnéticos entre as AR1785 e a AR1787. É só um registro, sei lá se isso pode esclarecer alguma coisa. Talvez seja até uma erupção de filamento, mas eu não lembro de nehuma proeminencia significativa nesses ultimos dias...
everton dos santos Vitória-ES comentou em 10/07 - 05h28
A passagem dessa EMC está provocando tempestade geomagnética leve, KP 5
everton dos santos Vitória-ES comentou em 09/07 - 21h26
[Ver site] A ultima hora em Time-Lapse.
everton dos santos Vitória-ES comentou em 09/07 - 21h16
E o IP Shock dessa noite provocou uma "explosão" de Auroras Austrais em Siowa, Antártida. Foi a passagem de uma leve EMC pela Terra. Belas imagens nesse momento. [Ver site]
Administrador São Paulo-SP comentou em 09/07 - 20h29
Sim, só pode ser do filamwento, mas a modelagem está muito esquisita. :-)
everton dos santos Vitória-ES comentou em 09/07 - 19h38
Ontem ocorreram 2 flares Classe C e hoje uma erupção de filamento, ambos na direção da Terra. A projeção mostra que uma EMC originada hoje. Acredito que é da erupção de filamento. [Ver site]
Administrador São Paulo-SP comentou em 09/07 - 19h37
Correção: Onde se lê: "... um transiente rápido no índice KP.", deve se ler: "... um transiente rápido nos magnetômetros.
Administrador São Paulo-SP comentou em 09/07 - 19h13
Olá Sandro. Estamos procurando a origem dessa EMC, pois o modelo parece mostrar que ela é ejetada entre os dias 10 e 11 de julho, sendo que ainda estamos no dia 9.

O único alerta que recebemos foi de um IP Shock, que produziu um transiente rápido no índice KP.

Se alguém tiver outras informações sobre essa EMC fantasma, por favor informe.














Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2019
Política de Privacidade