Klaus    Santos - SP em 04/10 - 17h16   
Todos falam da Voyager mas geralmente esquecem da Pioneer 10 que foi lançada ao espaço em março de 1972 e a primeira sonda a viajar através do Cinturão de Asteróides e a primeira a explorar Júpiter. A última vez que um sinal da Pioneer e muito fraco, foi recebido aconteceu em janeiro de 2003. A Pioneer 10 foi a primeira sonda feita pelo homem a deixar o Sistema Solar e viajar para o espaço interestelar. A Pioneer provavelmente esta indo na direção da estrela Aldeberan na constelação de Touro. E a Pioneer tembem leva uma placa com informações sobre nosso planeta. Eu me lembro bem do lançamento do foguete Atlas Ceuntauro que levava a Pioneer. Tentei mais detalhes no site da NASA, mas como todos sabem....!!!!!

Caucaia-CE comentou em 05/10 - 23h52
A Placa Pioneer como era conhecida era uma forma encontrada de enviar uma mensagem a qualquer civilização que pudesse vir a ter contato com a nave, ela foi concebida por Carl Sagan e Frank Drake em sua parte matemática, eles utilizaram o código binário para demonstrar a distância de 14 pulsares ao centro de nosso sistema solar, o sol dando nossa real localização no universo, já o desenho dos seres humanos foi uma contribuição de Linda Salzman Sagan, esposa de Carl. Ela escolheu figuras de concepção grega com as proporções aureas, por isso o fato da mulher ser menor na representação. A confecção da placa causou muita polêmica à época não só pelo clamor feminista, mas principalmente pelo conservadorismo da sociedade americana que considerou o desenho como pornografia, a placa foi reproduzida e reenviada a bordo da Pioneer 11 em 1973. Nas Voyagers a Nasa sofisticou a mensagem enviando um disco de ouro com as mais diversas informações gravadas, ele contêm sons e imagens selecionados como amostra da diversidade de vida e culturas da Terra e foram dirigidos a qualquer civilização extraterrestre que o encontre.
Caucaia-CE comentou em 05/10 - 23h24
Eu imagino somente se encontrará outra civilização.
Deniset Uberaba-MG comentou em 05/10 - 17h50
Interessante , o desenho do homem maior , na frente da mulher e somente ele acenando, imagina se encontrar uma civilização matriarcal...
Klaus Santos-SP comentou em 05/10 - 09h52
Ola Mario, voce ta certo...A placa mostra as figuras nuas de um homem e uma mulher, e vários símbolos que poderiam fornecer informações sobre a origem da sonda (Pioneer 10, Fig: 1). No disco da Voyager (Fig: 2) as mensagens são muito mais complexas e mais detalhada, ambas idealizadas por Carl Segan juntamente com uma equipe.
Mario Cuiaba-MT comentou em 05/10 - 06h28
Se não me falha a memória, essa placa é aquele disco de ouro em que Carl Sagan teve participação.













Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2019
Política de Privacidade