Eduardo Terovydes Junior    Sao Paulo - SP em 17/11 - 15h05   
Prezado Rogério, o terremoto intenso registrado hoje na Atlântico Sul pode gerar tsunamis com potencial de atingir as regiões sul e sudeste do Brasil?

everton dos santos Vitória-ES comentou em 18/11 - 21h32
Nessa imagem tem a direita a zona de subducção que criou uma serie de ilhas vulcânicas e vulcões submarinos.
everton dos santos Vitória-ES comentou em 18/11 - 21h08
Olá Lucfon. Sem relação entre eles. O terremoto de 7.8° foi causado pelo deslocamentos/fratura entre as placas Scotia e da Antártica. Já o Mont Sidley é um vulcão que fica na Antártica, distante do limite das placas e que descobriram que ele apresenta atividade.
lucfon - comentou em 18/11 - 20h06
Essa informação teria alguma relação com esses terremotos na placa scotia? [Ver site]
Sousa Lisboa-XX comentou em 17/11 - 23h23
Os terramotos de escala superior 7 tem força suficiente para originar tsunamis, mas tem originário de uma área de subducção, por exemplo uma área famosa desses tipos de terramotos que consiste de uma placa ser empurrada uma contra a outra, é o Japão. Em placas que se roçam uma contra a outra é muito improvável a ocorrência de um Tsunami. Mas, atenção mesmo em áreas de subducção, apenas tremores iguais ou superiores a 7.0.
everton dos santos Vitória-ES comentou em 17/11 - 17h44
Sobre esse post e o 194: Nem todos os terremotos fortes tem potencial de criar tsunamis. O principal fator é o terremoto ocorrer em zonas de subducção, onde uma placa é empurrada contra a outra, como mostra o vídeo [Ver site]

No caso do tremor de hoje, o ponto é de placas que se deslocam transversalmente, se "roçam". Ocorre um terremoto forte mas não tem o deslocamento de agua para cima. A chance de tsunami com essa magnitude é mínima. Há pouco tempo ocorreram tremores acima de 8° na Ásia mas sem formação de tsunamis, por conta do tipo de encontro de placas.

Mas perto tem a pequena placa das ilhas Sandwich, uma zona de subducção, pressionada pela placa Sul-Americana contra a Placa Escócia. Ali há um potencial para terremotos mais fortes, apesar da zona ser pequena.

Marcelo Fernandes Rio de Janeiro-RJ comentou em 17/11 - 15h56
Boa tarde, Eduardo! Esse terremoto, especificamente, não gerou tsunami, como informou o Everton na postagem 194, portanto, não há riscos para o litoral da América do Sul. A minha dúvida é se terremotos de igual intensidade ou maior, nessa região, podem ser perigosos para o Brasil! Desculpe-me a intromissão, mas pensei ser importante o aviso sobre a postagem 194. Sobre os riscos de um eventual perigo futuro, devido a tremores nessa área, vamos aguardar a resposta dos que possuem maior conhecimento sobre o assunto. Abraços!









Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024
Política de Privacidade