nORBex    Brasilia - DF em 15/12 - 20h55   
Vejo que o centro da via-láctea começa a entrar no campo de visão do LASCO C3.

Anônimo Rio de Janeiro-RJ comentou em 17/12 - 19h06
Obrigado Rogério, nORBex e Rejaine Monteiro. Acabei de localizá-las no "Google Sky Map" através de meu smartphone, mas como está de dia e estão se alinhando com o Sol, só dá para vê-las mesmo pelo LASCO C3, e a partir de agora acompanha-las para vê-las a noite daqui há uns meses.
Administrador São Paulo-SP comentou em 17/12 - 14h12
Entendi Rejaine! Me referia ao pedido do Ortiz para marcar as estrelas centrais!
Rejaine Monteiro Belo Horizonte-MG comentou em 17/12 - 13h42
Oi Admin, quando disse que iria tentar observar a região de Sagitário para ver o centro da Via Lactea, me referia à tentativa de observar "parte" dela (já que não é possível vê-la inteira, até pq também estamos dentro dela) Ou seja, me refiro a aquela mancha esbranquiçada que corta o céu e não especificamente Sagittarius-A, pois como está bem claro no seu artigo, seria impossível de ve-lo a olho nu. Não me recordo de ter observado um céu totalmente limpo que me permitisse tão visão espetacular, infelizmente. Agora que sei um pouco mais, vou ficar de olho sempre que tiver a oportunidade!
Administrador São Paulo-SP comentou em 17/12 - 13h05
Não é possível ver Sagittarius-A pois ela está escondida pela poeira de um dos braços da via láctea. Só através de imagens infravermelho. De modo bastante grosseiro, ela está dentro desse quadradinho amarelo.
Rejaine Monteiro Belo Horizonte-MG comentou em 17/12 - 09h47
Oi Ortiz, foi uma boa pergunta. Por esse artigo do Apolo11, descobri no centro da galáxia existe um grande buraco negro massivo, conhecido como Sagittarius A (eu nem sabia que o centro da via láctea ficava na região da constelação de Sagitário, quando eu estiver em alguma região sem PL vou tentar observar essa região - ou quem sabe no próximo apagão.. rsrs): [Ver site]
Anônimo Rio de Janeiro-RJ comentou em 17/12 - 03h14
Mas qual a(s) estrêla(s) é o "centro" da nossa Via-láctea? (marque com uma seta).
Rejaine Monteiro Belo Horizonte-MG comentou em 16/12 - 12h15
Legal! Segundo o link abaixo, a Via Lactea entrou no campo de visão em 14 de dezembro e vai permanecer visível até 14 de janeiro: [Ver site]
nORBex Brasilia-DF comentou em 16/12 - 11h38
isso mesmo Rejaine
Rejaine Monteiro Belo Horizonte-MG comentou em 16/12 - 11h32
Ortiz, imagino q ele esteja se referindo à concentração massiva de estrelas que começam a surgir na parte inferior esquerda do LASCO C3, seria isso?
Anônimo Rio de Janeiro-RJ comentou em 16/12 - 02h30
Na imagem que vc colocou, onde se situa o centro?
Sousa Lisboa-XX comentou em 15/12 - 23h26
Fantástico! Obrigado pela a sua Informação !













Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2019
Política de Privacidade