Trindade    Alcochete - XX em 17/01 - 12h01   
Fica um video da queda de granizo em Lisboa hoje

Astroman São Paulo-SP comentou em 18/01 - 19h55
O gráfico de precipitação anual na Califórnia parece indicar uma anomalia pelo menos desde 1849. Ver no Especial - Seca épica na Califórnia no Twitters em Ação. Uma sequência de quebra de recordes centenários de temperaturas positivas ou negativas e de precipitação em um curto espaço de tempo - últimos 3 ou 4 anos - e por todo o planeta indicam sim que há uma anomalia no clima para aquele determinado período de tempo. Caso esses recordes estivessem mais espalhados por um período maior de tempo então se poderia dizer que está tudo dentro da normalidade. É óbvio que para a história do planeta esses eventos são mais do que normais - um planeta que já viveu 80% de seu tempo útil já viu de tudo - porém, o que importa é a análise desses eventos dentro de um período em que hajam medições para efeito de comparação.
phellipef Patrocínio, MG e Florianópolis, SC-XX comentou em 18/01 - 15h53
Em 2011 o acumulado em alguns locais também foi de cerca de 60 cm, porém concordo que esta granizada afetou uma área um pouco maior que a de 2011. Volto a repetir, precisa a apreender a usar melhor o termo "jamais aconteceu", pois sim, granizadas semelhantes a esta de 2014, já ocorreram em outros anos.

Em relação aos "extremos climatéricos", cada pessoa tem sua opinião e a minha e que temos poucos dados para afirmar que está havendo um aumento nesses "extremos climatéricos".

M. Ianner Araçatuba-XX comentou em 18/01 - 13h09
Bom Dia Amigos do Radar

Não é meu desejo aqui “ensinar o Pai Nosso ao vigário”... Todavia creio que é preciso lembrar o quase óbvio: a história do Planeta Terra é imensamente maior do que os registros que temos dela. Sendo assim, ciclos e transformações ocorreram e por sua própria índole e mecânica, voltam a ocorrer. O que acontece é que em MUITOS DELES não existem registros e então para nós, meros mortais, PASSAM A SER VISTOS como anomalias, estranhezas... E é normal que isto ocorra, para o desenvolvimento da própria Ciência. Isto não quer dizer que alguns deles não possam ser devastadores para a espécie humana. Mas antes de qualquer coisa, manifestar nossa preocupação diante deste ou daquele fato é plenamente razoável. O que não é nada razoável, É nos alfinetar uns aos outros com palavras, na intenção de invalidar opiniões e conceitos, ok? Sempre lembrando que o Radar Global preza por fatos, mas isto não quer dizer que não possamos expressar nossas opiniões, desde que elas sejam coerentes com ESTE ESPAÇO QUE É DE NATUREZA CIENTÍFICA, INVESTIGATIVA E ELUCIDATIVA. Abraços fraternais a todos.

Sousa Lisboa-XX comentou em 18/01 - 09h57
Nenhuma queda de granizo, seja a de 2011 ou a de 2012 se compara a queda de granizo de este ano! 6O CM DE ALTURA ESTÁS A BRINCAR?? NUMA ÁREA TÃO GRANDE DE TERRENO?? Investiga tu primeiro antes de falar... Outra...Eu Moro em Portugal não preciso investigar nada aqui tudo se sabe, pois é um Pais pequeno.

E Finalmente para acabar, os EXTREMOS CLIMATÉRICOS estão sem dúvida a aumentar e não sou eu que o digo, pois eu não sou ninguém para o fazer, mas grandes cientistas e Homens ligados a ciência!

Astroman São Paulo-SP comentou em 18/01 - 03h02
Não deixa de ser atípico já que essa queda de granizo em Março de 2012 é a única menção nos jornais locais de algo semelhante ao que ocorreu agora.
phellipef Patrocínio, MG e Florianópolis, SC-XX comentou em 17/01 - 20h37
Granizo em Março de 2012 em Lisboa.
Link

phellipef Patrocínio, MG e Florianópolis, SC-XX comentou em 17/01 - 20h36
Jamais aconteceu isso??? Precisa pesquisar mais, em Abril de 2011 ocorreu uma queda de granizo semelhante a essa.
Link

Sousa Lisboa-XX comentou em 17/01 - 18h59
incrível.... só posso dizer que jamais aconteceu uma coisa destas em Lisboa ...









Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024
Política de Privacidade