Loyola    Curitiba - PR em 01/03 - 08h08   
Bom dia e bom carnaval a todos. O intuito de postar aqui é elogiar o texto do Apolo 11 sobre como Fizeau mediu a velocidade da luz. Gostei muito. Parabéns.

Rony Casa Branca-SP comentou em 01/03 - 12h41
Boa tarde a todos!

Eu também gostei muito do estudo como Fizeu mediu a velocidade, e muito boa explicação do experimento feito por Robert Millikan,muito bom vídeo

Estou aprendendo muito aqui, obrigado.

Administrador São Paulo-SP comentou em 01/03 - 11h01
Obrigado, Loyola. Outro experimento "maravilhoso" foi feito por Robert Millikan, em 1906, quando ele conseguiu determinar a carga do elétron através do borrifamento de gotas de óleo dentro de uma câmara.

Nesse experimento, as gotas borrifadas no topo da câmara caiam por um furinho para a parte de baixa do câmara. As gotas eram então bombardeadas através de um aparelho de raios-x para que adquirissem carga elétrica. Acima e abaixo da câmara havia duas placas nas quais Millikan aplicava uma voltagem variável. Assim, a gota carregada ficava sujeita ao campo elétrico da placa. Com auxílio de um pequeno telescópio, Millikan conseguia ver cada gota individualmente.

Controlando a tensão entre as placas, era possível controlar a queda da gota, fazendo-a subir, descer ou ficar parada na mira. Millikan calculou o peso de cada gota e a carga elétrica necessária para fazer uma gota ficar parada, deduzindo assim a carga do elétron. Isso deu a ele o Nobel de Física de 1923. O experimento ficou conhecido como "Experiência da gota de óleo". O vídeo ao lado ajuda a entender!
Link














Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2019
Política de Privacidade