Administrador    São Paulo - SP em 30/03 - 13h56   
Olá pessoal. Hoje, o nível do Sistema Cantareira, que abastece pelo menos 9 milhões de pessoas na Grande São Paulo, deverá baixar a 13.5%. Como nível está caindo cerca de 4% ao mês em média, fica claro que a partir de julho e agosto iremos enfrentar sérios problemas de abastecimento de água.

Como isso é um fato, estou chamando a atenção para que todos os paulistanos que têm casas abastecidas pelo Sistema Cantareira ECONOMIZEM ÁGUA. Isso não é brincadeira e é talvez a única coisa que nós cidadãos podemos fazer para diminuir o problema que iremos enfrentar nos próximos meses. ECONOMIZEM ÁGUA.

wilson de luca junior Rio de Janeiro-RJ comentou em 01/04 - 00h08
Administrador Rogerio,na tabela dos bairros,lá no final consta tambem a Vila Mariana,voce não deve ter percebido,tambem são 213 bairros no total. Parabens pelo alerta à população de São Paulo e que serve tambem para o Rio de Janeiro. Obrigado e boa noite.
Administrador São Paulo-SP comentou em 31/03 - 22h24
Obrigado Wilson!

Embora não esteja escrito texto, o Cantareira também abastece parte da Zona Sul da cidade. Moro na Vila Mariana, Zona Sul, e o Cantareira abastece essa região.

Sel São Paulo-SP comentou em 31/03 - 21h19
Wilson querido, obrigada! :)
wilson de luca junior Rio de Janeiro-RJ comentou em 31/03 - 20h36
Boa noite srta Sel,veja se este link pode ajudar.[Ver site]
Sel São Paulo-SP comentou em 31/03 - 20h23
Rogério e RGs, boa noite. Saberiam informar onde posso encontrar um descritivo que apresente quais bairros abastecidos pelas represas? Eu não encontro um documento que seja objetivo para compreender a logística deste fornecimento, podem me ajudar? Grata :)
Agnaldoapolo11 Itapeva-MG comentou em 31/03 - 16h43
Ontem no Fantástico passou a situação crítica que se encontra o lago de Furnas aqui no sul de minas...situação preocupante...uma parte da represa está praticamente seca em um certo ponto da represa...e aqui no extremo-sul de Minas onde moro não chove como deveria desde novembro de 2013 e por isso o Rio Camanducaia, um dos rios que abastece a Represa de Guarapiranga, está muito baixo...vamos torcer para que as chuvas retornem o mais rápido e acabe com esta estiagem....Para quem se interessar em assistir a reportagem do Fantástico, segue o link: [Ver site]
Administrador São Paulo-SP comentou em 31/03 - 15h41
O nível caiu mais um pouco e está agora em 13.4% Acompanhem por este link: [Ver site]

Na quarta-feira já estará na casa dos 12, talvez 12.8%.

Astroman São Paulo-SP comentou em 31/03 - 12h15
Parabéns pela iniciativa do alarme Rogério mas esse tipo de coisa já deveria ter sido feito pelas autoridades responsáveis há quase 2 anos quando os níveis dos reservatórios já não andavam lá muito bem a ponto de me gerar curiosidade de pesquisar o assunto e postar essa preocupação na minha página no FB. O Cantareira vai secar não tenho a mínima dúvida quanto a isso e o mesmo pode acontecer com outros reservatórios como o Alto Tietê tornando a vida em São Paulo um tanto quanto difícil.
Marcos Passetti jose bonifacio-SP comentou em 31/03 - 08h16
bom dia amigos...E convenhamos que até mesmo para um leigo 1000mm no outono inverno é quase impossível
Administrador São Paulo-SP comentou em 31/03 - 06h53
Com 1000 milímetros o Cantareira chegaria próximo ao nível de novembro, o que ainda seria muito baixo. A situação é bem crítica!
phellipef Patrocínio, MG e Florianópolis, SC-XX comentou em 30/03 - 21h22
Para a Cantareira chegar próximo dos 50%, teria que chover 1000 mm em um mês. O solo está muito seco.

Esse ano temos eleições, então obviamente, o governo tentará ao máximo evitar falar sobre racionamento de água e luz. Possivelmente teremos um racionamento "sujo", isto é, haverá cortes esporádicos de fornecimento.

Marcão Nova Santa Rita-RS comentou em 30/03 - 19h50
Uma pergunta, diante da situação do sistema Cantareira, qual o volume de chuvas será necessária para normalizar o nível dos reservatórios, e quanto tempo poderia levar para que isso acontecesse?

Se tivermos o volume de chuva normal previstos para os próximos períodos climáticos, quanto tempo levaria esta normalização do nível das águas?

Considerando não haver racionamento de água.

Raphael Cozzi Rio de Janeiro-RJ comentou em 30/03 - 16h34
Imagino durante a copa do mundo. O risco que a cidade que vai sediar a aberta da copa correndo risco de um blackout bem na abertura do evento enquanto o governo ainda diz que a possibilidade é muito baixa. Temos que fazer a nossa parte e pensar num todo.
Marcos Passetti jose bonifacio-SP comentou em 30/03 - 15h30
boa tarde amigos...alem da água temos que economizar energia elétrica tbm pois o nível dos reservatórios das hidroelétricas do sudeste é critico... Ministro das minas e energias Lobão admitiu pela primeira vez a possibilidade de racionamento caso não chova..
Márcia07 Leme-SP comentou em 30/03 - 15h22
Excelente...postagem do Adm, agrega valor!!!

Alguns vídeos que, embora seja do conhecimento de muitos, podem ajudar.

[Ver site]

E nesse, um inventor criou um sistema simples e eficaz..

[Ver site]

Mais um..

[Ver site]

Vania C. rio de janeiro-RJ comentou em 30/03 - 14h39
É isso mesmo, economizar água. temporada de chuva já está acabando e a chuva que caiu não resolveu o problema. troca de farpas entre os governos de SP e RJ também não vão ajudar em nada. Tem sim que procurar uma solução para ajudar a maior metrópole do país, porque esta situação vai se estender durante todo o ano. Aqui no RJ as pessoas desperdiçam água demasiadamente, lavam calçadas, carros e deixam a água jorrar.









Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024
Política de Privacidade